Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Governo Bolsonaro está leiloando a Amazônia para exploração de minérios

Acredite se quiser, mas o governo federal vai leiloar áreas na Amazônia. Estão previstos para este ano leilões de outorgas para exploração de mineração e concessão de logística e infraestrutura na Amazônia.  A proposta do governo federal prevê o ato como parte integrante do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI). Além dos leilões relacionados à mineração, este ano deverá ser feita ainda a concessão para instalação de transmissores de energia no Estado do Amazonas, no valor de mais de R$ 7,4 bilhões, em quase 2,5 mil quilômetros de linhas de transmissão.

Olho gordo nos minérios

Segundo o dirigente do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), Márcio Zonta, a iniciativa do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) revela que a Amazônia está no centro do sistema financeiro internacional.

São oito projetos na agenda de 2020, divididos em várias áreas da região Norte com uma gama de minerais a serem explorados.

— Eles visam ainda mais a espoliação amazônica – fiz Zonta.

Quero só ver

Durante entrevista a uma rádio, o candidato a prefeito de Manaus Romero Reis (Novo) fez uma promessa ousada. Se eleito, ele prometeu doar seu salário todo mês a uma instituição de caridade.

— mensalmente vou escolher uma entidade de cunho social para doar todo o meu salário. Não estou aqui pra ganhar dinheiro, mas para servir -, jurou Romero.

Populismo nos anos 1980

Já houve um político, em Manaus, que fez isso quando se elegeu deputado estadual, no início dos anos 1980. O então apresentador de televisão Nonato Oliveira, que torrou todo o salário na compra de ranchos para distribuir ao povo, Mas, apesar de bem intencionado, o deputado foi taxado de “populista” e só aguentou um mês.

Vaca magra

Falando em Romero, o candidato do Novo apelou para uma vaquinha virtual para arrecadar fundos para a campanha. Até ontem, a vaquinha só tinha arrecadado R$ 1.980,00 mi. Bem magrinha a vaca, que só conseguiu sensibilizar doze pessoas.

Romero e o vice protocolaram em cartório compromisso de doar salário de prefeito

Presos provisórios

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública acaba de lançar o seu Anuário Brasileiro de Segurança Pública em que apresenta alguns números relevantes.

Um deles é que o número de presos provisórios alcança a marca de 235 mil pessoas ou 32% da população carcerária.

População carcerária

Outro dado é que Brasil é o terceiro país com a maior população carcerária do mundo, como indica a Organização Não Governamental Conectas.

Ficamos apenas atrás dos Estados Unidos da América, que possui mais de 2 milhões de presos, e da China.

Olha nós aqui!

Nos Estados do Amazonas e Sergipe o percentual de presos provisórios alcança mais de 50% da população carcerária.

Justiça dos três “pês”

O segundo ponto a ser destacado é que 2/3 da população carcerária de mais de 700 mil pessoas é originária da população afro-brasileira.

Ou seja, é uma população que apresenta uma clara homogeneidade racial, o que coloca em questão o próprio equilíbrio e imparcialidade do sistema.

Por essas e outras é que existe aquela famosa máxima de que a justiça no Brasil e para os três “Pês”– Pobres, pretos e prostitutas.

Olha a esquerda voltando

Depois que a direita, que venceu eleições com a bandeira da bandeira da “nova política” garantindo que varreria a corrupção, demonstrou incompetência e  não cumpriu as promessas de palanque, a esquerda se fortalece e ganha robustez para retornar ao poder nas próximas eleições.

Ao menos é isso que estamos assistindo na Bolívia, onde o ex-presidente Evo Morales – indicado para o prêmio Nobel da Paz – ,teve que deixar o pais para não ser morto.

Vitória certa

Pesquisa de boca de urna indica sua vitória do candidato do Movimento para o Socialismo (MAS), Luis Arce, aliado de Morales, nas eleições para a Presidência da República em primeiro turno.

—  A Bolívia voltou à democracia. Vamos trabalhar por todos os bolivianos, vamos constituir um governo de unidade nacional –, declarou Arce, sucessor do ex-líder socialista Evo.

Somente precaução

A assessoria do parlamentar de Eduardo Braga (MDB-AM)  não houve agravamento do quadro de saúde do senados, mas, diagnosticado com Covid-19, confirmado na quinta (15/10)  ele preferiu se internar por precaução.

O senador de 59 anos é diabético e não registra nenhuma complicação pela doença, informou o gabinete.

Fora das sabatinas

Com a internação, Eduardo Braga não participou das sabatinas nesta segunda (19) dos nomes indicados para as agência de petróleo (ANP), energia (Aneel), navegação (Antaq) e outras.

O senador é relator e favorável à indicação de Hélvio Guerra para a diretoria da Aneel e sua internação não vai afetou a sabatina, garantiu o presidente da Comissão de Infraestrutura (CI), Marcos Rogério (DEM/RO).

Lei do Gás

Eduardo Braga também é apontado como o principal candidato à relatoria da Lei do Gás no Senado Federal, projeto prioritário do governo federal, que o líder Fernando Bezerra (MDB/PE) vem tentando pautar agora em outubro.

Isso para impedir que o trabalho do Congresso Nacional, eleições e o fim do ano legislativo empurre o PL para 2021.

Braga está internado no Sírio Libanês 

Jornalismo e educação

A secretária municipal de educação, Kátia Schweickardt, participou nesta segunda-feira, 19/10,  da 4ª edição do Congresso Internacional de Jornalismo de Educação. O encontro foi realizado pela Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca).

Cigarro eletrônico

A doença associada aos cigarros eletrônicos chegou ao Brasil, mesmo que os dispositivos sejam proibidos por aqui.

Por meio da Lei de Acesso à Informação, a Anvisa teve de admitir que recebeu sete notificações de brasileiros com Evali – entre 18 de novembro de 2019 e 27 de agosto deste ano.. Evali é a sigla para “E-cigarette or Vaping product use-Associated Lung Injury

Cigarro eletrônico 2

A informação foi divulgada no Intercept. São quatro homens e três mulheres, com idades entre 21 a 41 anos. Três doentes precisaram ser internados e dois receberam alta com sequelas. Os registros foram feitos em São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Felipão, quem diria...

Nunca diga que “dessa água não beberei”. Três décadas depois, o técnico Luiz Felipe Scolari está de volta à Série B do Campeonato Brasileiro. A partir desta segunda-feira, o comandante inicia sua segunda passagem pelo Cruzeiro e vai conviver com a realidade da segunda divisão.

...Foi parar na Série B

Lá atrás, no início dos anos 1990, Felipão comandou o Criciúma com a Série B em curso, e terminou em quinto lugar no grupo, com duas vitórias, dois empates e cinco derrotas.

O campeão daquela edição, que não teve rebaixamento, foi o Paysandu, com o Guarani na segunda posição.

Circo de horrores

Ninguém sabe qual o mal maior que  aflige o mundo neste momento. Se a pandemia do coronavírus que ceifou milhões de vidas ou mau que habita a cabeça dos homens.

O pai de uma aluna e um militante islamita radical emitiram uma “fatwa”, ou decreto religioso, contra o professor francês Samuel Paty, decapitado na sexta-feira na região de Paris.

Em nome de Maomé

A fatwa é um pronunciamento legal emitido por um especialista em islamismo, normalmente um mufti. Paty foi decapitado porque exibiu durante uma aula algumas caricaturas de Maomé, afirmou o ministro do Interior, Gérald Darmanin.

O pai da aluna e o militante islamita Abdelhakim Sefrioui estão entre as 11 pessoas detidas pelo crime, executado por um checheno de 18 anos.

ÚLTIMA HORA

O presidente Jair Bolsonaro disse para aliados que não pretende ter o general Hamilton Mourão (PRTB) como candidato a vice-presidente em sua campanha a reeleição em 2022. As informações são da Folha de S. Paulo. Segundo o jornal, o presidente disse que prefere um outro nome porque não conseguiu uma relação de completa confiança com o general. Bolsonaro disse que Mourão foi escolhido na eleição de 2018 pela dificuldade em encontrar um nome para compor a chapa.

De acordo com a Folha, a intenção do presidente já foi comunicada para as Forças Armadas, que tentam que o general dispute um mandato de senador ou de governador do Rio Grande do Sul em 2022, já que ele foi chefe do Comando Militar do Sul.

ORGULHO

O Brasil bem que poderia se mirar no exemplo: Agora é lei na Espanha, homens e mulheres que ocupem o mesmo cargo devem ganhar salários iguais. O governo espanhol proibiu salários diferentes entre os gêneros por meio de um decreto publicado esta semana. “A partir de hoje, um homem e uma mulher não podem mais receber remuneração diferente”, afirmou a ministra do Trabalho, Yolanda Díaz. O conselho de ministros da Espanha aprovou dois decretos para promover a igualdade de gênero nas empresas do país. O primeiro proíbe oficialmente a diferença salarial entre homens e mulheres no país e o segundo pretende garantir que as companhias auditem seus projetos de diversidade. E isso vale desde a contratação até o desligamento das profissionais.

VERGONHA

Uma pesquisa inédita sobre a expansão de organizações criminosas no Rio revela que milícia e tráfico estão presentes em 96 dos 163 bairros da cidade. Nessas áreas subjugadas vivem cerca de 3,76 milhões de pessoas, do total de 6.747.815 habitantes — segundo estima o IBGE. O estudo, batizado de Mapa dos Grupos Armados do Rio de Janeiro, identificou que milicianos controlam área maior do que traficantes de drogas na capital fluminense. Segundo o levantamento, até o fim de 2019, as milícias dominavam 25,5% dos bairros do Rio. O percentual representa 57,5% da superfície territorial da cidade, onde vivem 33,1% dos habitantes do município – ou seja, mais de 2 milhões dos cerca de 6,74 milhões habitantes calculados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes