Ir para o conteúdo

Dito & Feito – 13º salário, por Lei, deve ser pago até hoje

O trabalhador que ainda não receberam o 13º salário devem ficar atentos. Os empregadores têm até esta quarta-feira (21) para pagar a segunda parcela do benefício. O valor da segunda parcela é menor do que o da primeira. Têm direito ao 13º salário todos que têm carteira assinada, como trabalhador doméstico, urbano, rural e avulso. Para ter direito ao pagamento é preciso ter trabalhado ao menos 15 dias com carteira assinada.

R$ 200 BI NA ECONOMIA

Segundo cálculos do pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o pagamento do 13º salário vai injetar cerca de 200 bilhões de reais na economia do país.

PAGUE AS DÍVIDAS

O dinheiro vai para o bolso de cerca de 83,3 milhões de brasileiros, que receberão um rendimento médio de 2.251 reais. Pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade (Anefac) mostra que a maioria (85%) dos consumidores deve usar o 13º salário para pagar dívidas.

BOLA MURCHA

Os clubes de futebol de Manaus ganharam um aliado. O deputado Josué Neto (PSD) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para pedir apoio do governador Amazonino Mendes para os dez times de futebol que já tem jogos previstos para o início de 2018.

ETERNA LANTERNA

Josué disse que nos dois últimos anos esses clubes não tiveram nenhum tipo de apoio. O problema é que, em  governos passados, os times receberam apoio financeiro  e não foi pouco e nunca conseguiram sair do porão do futebol, para  nossa tristeza.

FISCALIZAÇÃO NO GARIMPO

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Aleam irá solicitar ao governo do Estado e ao Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam) informações de como será a fiscalização dos garimpos em Manicoré e Humaitá.

ZONA DE TENSÃO

A demanda partiu do deputado estadual Luiz Castro (Rede). No último dia 12, o governo do Estado entregou as Licenças de Operação Ambiental (LOAs) para grupos extrativistas que atuam em Manicoré e Humaitá nas atividades de garimpo no rio Madeira.

—Foi um licenciamento ‘a jato’ e por isso, vamos pedir informações – tanto do governo quanto do Ipaam –, anunciou o deputado.

BICA JÁ TEM ENREDO

“Amazonas, meu circo de horrores, em um ano teve três governadores” é o enredo da Banda Independente e Confraria do Armando para o carnaval 2018.

O anúncio foi feito pela general da banda, Ana Cláudia Soares, a filha do português Armando, que hoje toca o botequim mais fanosos de Manaus.

PARA MAIORES DE 50

Proposta do  vereador Sassá da Construção Civil (PT) cria programa de benefícios fiscais às empresas que contratarem pessoas com idade igual ou superior a 50 anos.

EXCLUSÃO

O mercado de trabalho está cada vez mais restrito aos trabalhadores de meia idade. No setor da construção civil, os profissionais convivem com esta cruel exclusão quando tentam retornar no seguimento.

NOEL AMARGO

Quem poderá passar o Natal na cadeia é o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP).  O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira o início da execução de pena do deputado.

 CONDENAÇÃO

Maluf foi condenado pelo STF, em maio, a sete anos, nove meses e dez dias de prisão, por lavagem de dinheiro.

EM ALTA

Para o nascimento do primeiro bebê de útero transplantado. O bebê foi gerado e nasceu na última sexta-feira, 15 dezembro, de um útero transplantado de uma doadora que já havia morrido. O parto foi no Hospital das Clínicas de São Paulo. O órgão foi retirado de uma doadora que teve morte cerebral.

 EM BAIXA

A  fiscalização em alguns supermercados de Manaus, que são feitas de forma esporádica. Em alguns deles, como mostrou a fiscalização do MPE  nesta semana, transitam até baratas e ratos. Isso é coisa séria e a inspeção teria que ser feita de forma mais frequente.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes