Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Guerra para defender a Zona Franca dos bombardeios de Bolsonaro 'Putin'

A guerra pela defesa  da Zona Franca promete ser covarde e desigual, como toda guerra de genocidas poderosos contra nações pequenas e pobres.

Mas o Amazonas vai dar uma de Ucrânia e resistir aos bombardeios de Bolsonaro “Putin”. Nesta sexta-feira o govenador Wilson Lima confirmou que protocolou a Ação Direta de Inconstitucionalidade no STF para garantir a competitividade  modelo. E adivinhem quem foi o  sorteado para relator da nossa ADI? Ele mesmo, André Mendonça, o pastor da Igreja Presbiteriana Esperança de Brasília e ministro “terrivelmente evangélico” de Bolsonaro, ops!, do STF.

Enquanto isso,  o presidente nacional da OAB, o amazonense Beto Simonetti, avisou que está entrando na guerra para tentar salvar a ZFM e evitar a debandada de empresas de Manaus. Ele solicitou à Comissão de Estudos Constitucionais da entidade um estudo sobre qual é o melhor instrumento jurídico para contestar o decreto de Bolsonaro que desonera o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) e enfraquece a competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM), que já anda mal das pernas.

Salvem os empregos

Simonetti defende, junto a interlocutores, que é preciso preservar o emprego na região, do contrário a crise econômica tenderá a se agravar.

— Além disso, a medida ofende a Constituição, que prevê o estabelecimento da Zona Franca –, adverte o presidente da Ordem.

Debandada

No entretanto, se isso não acontecer o mais depressa possível, vai ocorrer uma verdadeira debandada de empresas instaladas em Manaus.

Trocando em miúdos, se a insegurança jurídica causada pelo famigerado decreto do governo federal o impacto em detores  do Polo Industrial de Manaus será inevitável.

Sindplast alerta

Empresas do setor termoplástico se preparam para fechar as portas anda nesse semestre ou até o final do ano.

Ao menos é que avisa o  presidente do Sindicato  dos Trabalhadores  nas Industrias de Material Plástico do Amazonas (Sindplast),  Francisco brito.

A beira de um ataque de nervos

A explicação para a ofensiva de Bolsonaro contras as instituições ( leia-se STF) é simples: bateu o desespero!

A conclusão é do vice-presidente da Câmara dos Deputados,  o amazonense Marcelo Ramos (PSD).

Perda de tempo

Ramos escreveu em suas redes sociais que, quem perde nessa história toda é o cidadão que busca comida, emprego, que não consegue comprar o gás, nem pagar a conta de energia.

— É ele, o cidadão, este que assiste incrédulo o Presidente esquecendo essas urgências e gastando as suas energias com a prisão de um deputado.

Cancele a viagem

O dólar encerrou esta sexta-feira (22) em alta de 4,07%, cotado a R$ 4,80.

A moeda norte-americana registrou a maior alta percentual desde 16 de março de 2020, começo da pandemia de Covid-19. Na semana, a moeda subiu 2,34% e, em 2022, registra desvalorização de 13,76%.

Mr. Encrenca

É claro que a reação do externo está de olho na cena política doméstica de novos atritos entre o presidente Jair Bolsonaro e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Arthur dá a largada

Careiro da Várzea: Artur começa a campanha ao Senado no interior

Pré-candidato ao Senado Federal , Arthur Virgílio intensifica  a campanha no interior do Amazonas. Depois de rodar o Brasil pelas prévias do PSDB, o ex-prefeito de Manaus deu início nesta sexta-feira (22.4) a uma imersão pelo interior do Amazonas.

E a primeira parada foi na comunidade do Careiro da Várzea (a 20 quilômetros de distância de Manaus).

Enchente preocupa

O tucano revelou que o convite partiu do vereador Valdemiro Falcão, para ver como está a sede do município.

— É incrível como esse movimento das enchentes está mais complicado e, como sempre alerto, isso tem muito a ver com a questão das mudanças climáticas –, afirmou Virgílio.

Arthur tem entre suas pautas prioritárias de vida pública a defesa do meio ambiente e, principalmente, da Amazônia.

O passado condena

Uma publicação do presidente Jair Bolsonaro (PL) criticando indultos presidenciais voltou a ser compartilhada nas redes sociais nesta 5ª feira (21.abr.2022).

“Se houver indulto para criminosos neste ano, certamente será o último”, disse o chefe do Executivo em novembro de 2018.

Bolsonaro trabalhou no feriado, para dar "graças" a um condenado da Justiça

Graça ou gracinha?

Na quinta-feira (21) , Bolsonaro concedeu uma graça constitucional ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) condenado pelo STF por declarações contra os ministros da Corte. A pena foi de 8 anos e 9 meses de prisão, em regime inicial fechado.

Aí mente

“Fui escolhido presidente do Brasil para atender aos anseios do povo brasileiro. Pegar pesado na questão da violência e criminalidade foi um dos nossos principais compromissos de campanha. Garanto a vocês, se houver indulto para criminosos neste ano, certamente será o último”, escreveu Bolsonaro poucos dias depois de ter sido eleito presidente da República.

Garimpo legal

O ex-ministro Aldo Rebelo, que serviu aos governos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, tocou num ponto polêmico, ao defender a regulamentação da mineração em terras indígenas.

— A autorização para mineração em terra indígena está na Constituição desde 1988. Não faz sentido renunciar a esta riqueza ——, diz Aldo.

Ouro é do índios

Aldo alerta  que  em várias áreas demarcadas, índios garimpeiros estão em conflito com outros garimpeiros que não são indígenas.

— Esta riqueza deve privilegiar as populações indígenas –, afirma.

Aldo também denuncia que contrabandistas internacionais financiam o garimpo ilegal no Brasil.

ÚLTIMA HORA

PESQUISA IPESPE –  Lula lidera corrida presidencial com 45% das intenções de voto

Nova rodada de pesquisas

Pesquisa Ipespe contratada pela XP Investimentos e divulgada na sexta-feira (22) aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente da corrida presidencial com 45% das intenções de voto na pesquisa estimulada – quando é apresentada a lista de nomes dos pré-candidatos.

O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, aparece em segundo lugar, com 31%. Os dois oscilaram positivamente dentro da margem de erro de 3,2 pontos percentuais desde a última sondagem do instituto. No início do mês, Lula tinha 44% e Bolsonaro estava com 30%. Os demais candidatos considerados pela pesquisa seguem longe do petista e do atual chefe do Executivo.

Não é possível cravar que Lula venceria o pleito no primeiro turno. O petista tem 45% dos votos, contra 46% dos adversários somados. Por conta da margem de erro de 3,2 pontos percentuais, entretanto, a possibilidade existe.

ORGULHO

Cristiano Ronaldo emocionado

De pé, a torcida do Liverpool organizou uma homenagem de arrepiar o para o craque Cristiano Ronaldo, que perdeu um dos filhos gêmeos durante o parto da esposa nesta Páscoa. Com estádio lotado, aos 7 minutos de partida (número da camisa do CR7), a torcida do Liverpool começou a aplaudir o atacante português, que é do Manchester United. Mostrando camisas de Cristiano Ronaldo, aplaudindo e cantando, a torcida dizia que o craque “jamais caminhará sozinho”. E a homenagem foi crescendo, começou a ecoar no estádio e não parava mais. Impossível não se emocionar com um gesto tão grande e empatia.

VERGONHA

Olavo de Carvalho

Chega a ser ridículo, mas o pior é que é verdade. O médico olavista Ítalo Marsili lidera uma campanha de canonização do escritor Olavo de Carvalho pela Igreja Católica. O guru bolsonarista morreu nesta terça-feira (25) por covid-19. Marsili tem um curso online e mais de 1,6 milhão de seguidores no Instagram, em seus stories. A ideia de recolher relatos de conversões inspiradas pelos cursos de Olavo foi muito replicada em grupos bolsonaristas, e ajudou a projetar o nome de Marsili nesse público. Em 2020, ele trabalhou nos bastidores e tentou se cacifar usando as redes sociais para substituir Nelson Teich no Ministério da Saúde.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes