Ir para o conteúdo

Dito & Feito - O Brasil está no caminho errado e o culpado é Bolsonaro, diz pesquisa

Para dois terços dos brasileiros, o Brasil está no rumo errado. A opinião se refere a 66% dos 1,5 mil eleitores entrevistados pela pesquisa Exame/Ideia publicada nesta quinta-feira (24/3). Questionados sobre o principal responsável por essa falha, 41% culpam o governo federal.

A pesquisa ocorreu entre 18 e 23 de março, por telefone, e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O fundador do instituto especializado em opinião pública Ideia, Maurício Moura, comentou que a reprovação dos brasileiros com as decisões do atual governo está relacionada a indicadores econômicos do país.

— Dois terços da população dizem que o país está no rumo errado. E, entre eles, 41% atribuem ao presidente a responsabilidade da condução equivocada do país. São muito fortes esses números e isso obviamente dialoga com o fato de que os indicadores econômicos são mais negativos do que positivos –, pontua Maurício.

Se afogou na gasolina

Tem mais uma coisa que boa parte dos brasileiros andou esquecendo.

Na campanha eleitoral de 2018, Bolsonaro prometeu gasolina a, no máximo, R$ 2,50. Naquela época, portanto, dizia para a população que o governo federal poderia interferir na política de preços da Petrobras.

Ganhou votos com isso, foi eleito e, uma vez no poder, descobriu –ou apenas passou a externar o que sabia –, que há consequências de interferir nos preços da companhia.

Gasolina cada vez mais cara

Petrobrás é o governo

Agora, em meio à alta acelerada dos combustíveis no Brasil, o ex-capitão adotou um discurso cômodo para um candidato à reeleição:  Passou a bater fortemente na Petrobras.

Só não diz que o governo é acionista majoritário da companhia, para tentar livrar-se de parte do desgaste causado pela decisão que está irritando o brasileiro.

Ora bolas!

Em resumo: O  governo é, sim,  acionista majoritário da Petrobrás  e a política de preços só é essa, alinhada ao mercado internacional, por decisão do próprio governo Bolsonaro.

ICMS do diesel

E por falar em combustível, os secretários estaduais de Fazenda, em reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), aprovaram nesta quinta-feira (24) as novas regras de cobrança do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o preço do diesel.

Alivia um pouco

A alíquota será uniforme em todos os Estados e Distrito Federal na forma de um valor fixo por litro e estabelece a chamada cobrança monofásica, realizada apenas em uma etapa da cadeia de comercialização.

Buraco é mais embaixo

No entanto,  para o presidente interino do Congresso Nacional, o deputado federal Marcelo Ramos (PSD-AM), o problema dos preços dos combustíveis não está nos impostos estaduais.

— O problema do combustível não está nos impostos estaduais, tanto que nós congelamos os ICMS e o combustível continuou aumentando –,  explicou o amazonense.

De que adianta?

Para Marcelo, se você congela os tributos, mas não muda a política de preço da Petrobras ou não cria um mecanismo mais eficiente dessa política de preço, “você continua com problema”, complementou.

UEA tem novo reitor

UEA universidade do Estado do Amazonas tem novo reitor.

O  professor André Zogahib foi eleito  com 52.13% votos contra 47.87%. O pleito aconteceu das 8h às 20h de quarta, na capital e interior do estado.

Alcian Souza, que disputava o cargo pela chapa de oposição , obteve 47,87%  dos votos.

Escolhas certas

Em sessão plenária desta quinta-feira (24), o deputado Serafim Corrêa (PSB) Zogahib terá grandes desafios pela frente e a missão de elevar ainda mais a UEA.

Ao parabenizar Zogahib e a vice reitora eleita,  Kátia Couceiro, Sarafa aconselhou que eles  “têm que fazer escolhas que precisam ser estudadas, pesadas e medidas para que sejam definidas de forma clara e objetiva”, disse Serafim.

De pastor a reitor

Surge, nesta quinta-feira (24/3), uma nova denúncia envolvendo o pastor Gilmar Santos e respingando no ministro da Educação, Milton Ribeiro.

De acordo com informações do jornal O Globo, o líder religioso teria usado sua influência para conseguir repasses de recursos da pasta para a criação de uma faculdade.

X

No caso a  “Faculdade ITCT”, aberta em 8 de março na Junta Comercial de Goiás. Foram investidos R$ 100 mil na criação da instituição. Os repasses seriam destinados a prefeitos.

Lobby no MEC

O pastor é apontado como um lobista que atuava no MEC para ajudar prefeitos a conseguir liberação de recursos públicos.

Ele tinha acesso ao Palácio do Planalto e se reuniu quatro vezes com o presidente Jair Bolsonaro, responsável por recomendar o religioso ao ministro da Educação.

Passava a sacolinha

Nessa quarta-feira (23), dois prefeitos ouvidos pelo jornal afirmaram que o pastor Arilton Moura, braço direito de Gilmar Santos, cobrava pelo uso de sua influência na pasta.

Em se plantando...

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) através do Instituto Excelsa, entregou 8,5 mil mudas de castanha-do-Brasil para os municípios de Novo Airão, Barreirinha, Tonantins e Alvarães.

Também participou da ação a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea).

...Tudo cresce e floresce

Ao todo, foram entregues, no período de 2021 e início de 2022, um total de 70 mil mudas para municípios do Amazonas.

A meta agora é entregar mais 50 mil mudas de castanha-do-Brasil até  o final do ano.

Lula na pole

Pesquisas colocam petista na frente

Restando pouco mais de seis meses para o primeiro turno das eleições de 2022, pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando a disputa pela Presidência com 43% das intenções de voto.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar com 26%, desempenho superior ao que vinha registrando em rodadas anteriores de pesquisas do instituto.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Não decolam

Mais atrás, aparecem os candidatos do Podemos, Sergio Moro, com 8%, e do PDT, Ciro Gomes, com 6%.

ÚLTIMA HORA

Ator de Hollywood entra na campanha para derrotar Bolsonaro

O ator Mark Ruffalo incentiva jovens brasileiros a tirar o título de eleitor

O ator Mark Ruffalo, famoso por diversas atuações em superproduções de Hollywood, entrou na campanha para incentivar jovens com idade a partir de 16 anos a tirarem o título de eleitor e votarem nas eleições gerais deste ano.

Comentando uma publicação da cantora Anitta, que também clama aos jovens para que emitam o documento dentro do prazo, que vai até 4 de maio, ele disse ser importante que os adolescentes possam “derrotar Bolsonaro”.

— Em 2020, americanos só derrotaram Donald Trump por causa do recorde de votantes que exerceram seu direito democrático, em especial a população jovem. Para derrotar Bolsonaro, brasileiros com 16 e 17 anos precisam se registrar para as próximas eleições –, publicou.

ORGULHO

A história do casal foi descoberta pela equipe do Só Notícia Boa

O casal Jhonatan da Silva e Daniel Braz, de Rio Claro, de São Paulo, ganhou os corações dos brasileiros depois que que adotarem 5 irmãos para não separar a família. Nesta terça-feira (22), eles foram destaque no Profissão Repórter, da Rede Globo, que falou sobre multifamílias. No programa, Jhonatan e Daniel mostraram como é a rotina deles desde que os pequenos chegaram e falaram sobre algumas dificuldades que enfrentam para manter o bem-estar, o conforto e a saúde dos filhos.

VERGONHA

Jorge Bichara foi demitido

A demissão do diretor de Esportes do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Jorge Bichara, na tarde desta terça-feira, não só pegou os atletas e membros do movimento olímpico de surpresa como deixou o ambiente em clima de apreensão. Para além da questão política, os atletas estão preocupados com a preparação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, daqui a cerca de 2,5 anos. Entre os principais temas estão a preparação em si e a programação para chegar à Olimpíada.

Isaquias Queiroz, dono de quatro medalhas olímpicas sendo uma de ouro em Tóquio-2020, disse que a demissão de Bichara já atrapalha sua caminhada para Paris-2024.

— Espero que o presidente do COB tenha vergonha na cara e vá a público explicar o motivo da demissão. Não tem, né? Eu não posso me esconder agora. E espero que não seja punido por isso. Quando fui ouro no Japão, o presidente nem me deu um abraço. O Bichara chorou comigo.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes