Ir para o conteúdo

Dito & Feito - É PAU PURO: Arthur Virgílio e Omar Aziz em rota de colisão

A rota de colisão entre o ex-prefeito Arthur Virgílio (PSDB) e o senador Omar Aziz (PSD) vem acontecendo em velocidade acelerada. Na última sexta-feira, 19, a Justiça Federal recebeu a queixa-crime apresentada presidente da CPI da Covid, contra o ex-prefeito, por calúnia e difamação.

A decisão é do juiz Renato Coelho Borelli, da 15.ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal, que deu dez dias para o tucano apresentar sua defesa. Na avaliação do magistrado, os elementos reunidos até o momento justificam a abertura de uma ação penal.

A denúncia deriva de publicações do ex-prefeito nas redes sociais. Em agosto, no auge da comissão parlamentar de inquérito que investigou a gestão da pandemia, Virgílio disse no Twitter que o senador cometeu crime ao supostamente vazar documentos sigilosos obtidos pela CPI.

É claro que isso não vai acabar bem.

Bateu pesado

No mês anterior, o tucano já havia usado a conta no Instagram para chamar Omar Aziz de 'grosseirão', 'uma das pessoas mais perversas que já conheci', 'incapaz de ler um livro' e 'pessoa doente'.

Defesa

A defesa de Arthur Virgílio reitera que, em 43 anos de vida pública, este jamais praticou crime algum. Muito menos aquele imputado pelo senador Omar Aziz.

Mordaça

Muito pelo contrário, a queixa-crime ajuizada, em verdade, revela evidente tentativa de silenciá-lo.

E, por via de consequência, fazer letra morta o tão caro direito constitucional de livre manifestação. Arthur Virgílio aguarda serenamente a rejeição da ação, tão logo seus advogados apresentem sua defesa."

Vazou

A denúncia deriva de publicações do ex-prefeito nas redes sociais. Em agosto, no auge da CPI que investigou a gestão da pandemia, Virgílio disse no Twitter que o senador cometeu crime ao supostamente vazar documentos sigilosos obtidos pela CPI.

Verde exterminado

A Amazônia brasileira perdeu 13.235 quilômetros quadrados de árvores em um ano, de acordo com o último balanço anual, divulgado nesta quinta-feira com enorme discrição pelo Governo de Jair Bolsonaro.

A maior da história

A cifra indica que o desmatamento ilegal entre agosto de 2020 e julho de 2021 aumentou 22% em relação ao período anterior, quando somou 10.851 quilômetros quadrados. É a maior registrada nos últimos 15 anos.

Desmatamento tem repercussão mundial

Cegueira

Com a palavra o presidente Jair Bolsonaro e o senador Plínio Valério (PSDB-AM), talvez os únicos que não enxergam isso.

Cara de pau

Bolsonaro acabou de mentir para uma plateia  de empresários e investidores em Dubai, nos Emirados Árabes Unido , que a  floresta amazônica está intocada desde 1500. E mentiu mais”: “A Amazônia não pega fogo ,por ser uma floresta úmida”.

Cara de pau 2

Plínio Valério, por sua vez, afirmou que as queimadas  e devastação da  Amazônia são “mentiras” e “balelas”. E, se existe mesmo queimadas a culpa é dos índios.

Mafalda censurada

O presidente Jair Bolsonaro mandou o Ministro da Educação, o pastor Milton Ribeiro, que na prova do Enem a denominação “golpe militar de 1964” fosse trocado por “revolução de 1964”. Segundo ...

Também entraram na tesoura da censura Chico Buarque de Holanda e as tirinhas da Mafalda e charges do cartunista rasileiro Laerte.

Mafalda é conhecida internacionalmente

Queridinha

Mafalda, personagem de quadrinhos criada pelo cartunista argentino Quino, é um sucesso conhecido no mundo inteiro e traduzido em mais de 20 países.

Tirinha inocente

A tirinha mostra Mafalda, que está prestes a entrar para o jardim de infância, notando que sua mãe está insegura com a nova fase na vida da filha. Mafalda diz para a sua mãe:

— Sabe, mamãe, eu quero  ir para o jardim de infância e estudar bastante. Assim, mais tarde não vou ser uma mulher frustrada e medíocre como você!...

Amor de mãe

A mãe fica triste e Mafalda sai andando. No quadro final, a personagem diz:

— É tão bom confortar a mãe da gente!

Cabeça doentia

O argumento para o veto foi: “gera polêmica desnecessária”.

Isso mostra o quanto anda doente a cabeça do governo bolsonarista.

Laerte

Uma charge da cartunista Laerte propunha uma “reflexão crítica sobre o  reconhecimento à diversidade na sociedade contemporânea”, de acordo com a defesa feita pelos servidores do Inep.

É proibido pensar

A comissão que vetou a questão comentou: “Leitura da história/Direcionamento do pensamento.”

Cabeças  doentinhas  essa dos membros da comissão, hein?

14º e 15º  salários

O governador Wilson Lima sancionou a Lei nº 5.691, que garante o pagamento de 14º e 15º salários para os professores da rede pública estadual.

A lei foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), no último dia 27 de outubro.

Vida melhor

A melhoria na política de valorização dos profissionais é uma das iniciativas do programa Educa+Amazonas, lançado em julho pelo Governo do Amazonas.

Resgate

Depois de enfrentar turbulências em seu governo, nos últimos meses, Wilson vem trabalhando na adequação das políticas de valorização dos servidores da educação, com o objetivo de resgatar iniciativas que há anos não são executadas.

— É um reconhecimento merecido àqueles que se dedicam à educação, que transformam a vida das pessoas e fazem com que a gente tenha um futuro melhor –, reforça o governador.

Culpa de quem, cara pálida?

Esse Ciro Gomes pensa que todo mundo tem  nariz furado ao contrário e só ele é inteligente.

O cara é derrotado nas urnas, dá as costas para a Haddad, ignora os apelos “vem Ciro”, da  esquerda, para derrotar a ameaça  Bolsonaro e agora vem com esse conversa de que   que a “tragédia Bolsonaro”, em referência à eleição do atual presidente em 2018 é culpa do Lula.

Tragédia tropical

O Ex-ministro e candidato ao Planalto em 2022, Ciro  diz que a eleição  de Bolsonaro é fruto da “tragédia econômica e moral da generalização da corrupção”, a quem atribuiu a culpa ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Perguntar não ofende

E Onde Ciro estava quando a tal “tragédia” aconteceu? Estava no governo de Lula, como  ministro da Integração Nacional do petista entre 2003 e 2006.

Dá-lhe, Fogão!

A nova camisa Botafogo é considerada a mais inteligente do futebol brasileiro

No dia a consciência negra, o Botafogo, clube que conseguiu retornar à Série A do campeonato brasileiro, dando a volta por cima e podendo ser campeão da Série B, lança umas das mais inteligentes camisas oficiais já projetadas para o futebol brasileiro.

Consciência negra

Após a partida do dia 21, os uniformes usados em campo serão autografados pelos atletas e leiloados pela plataforma MatchWornShirt, com lucro integralmente revertido para o Observatório da Discriminação Racial no Futebol – que destinará o valor arrecadado para projetos que combatam o racismo no esporte. As camisas serão disponibilizadas apenas para sócios-torcedores.

Ao todo, 1000 peças serão comercializadas – os preços serão de R$ 259,90 (masculina) e R$ 249,90 (feminina).

ÚLTIMA HORA

Rota de colisão e desafetos

Lula e Moro complicam a vida de Bolsonaro que pode desistir do sonho de reeleição e concorrer ao Senado. Sem mandato,  sua prisão seria uma questão de meses

Com cinco inquéritos abertos  e grande possibilidade de ser condenado por crime comum, para muitos analistas, a prisão de Bolsonaro é dada como certa após o fim de seu mandado. A disparada de Lula nas pesquisas e a  entrada do ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, na corrida eleitoral estão tirando o sono de Bolsonaro. Logo na primeira pesquisa pós candidatura de Moro, o ex-ministro bolsonarista encostou no presidente e já ameaça, inclusive, sua ida ao segundo turno. Para Bolsonaro, o pior cenário para 2022, não seria somente ficar sem mandato federal, seria perder o foro privilegiado e a influência política. Numa eleição, se define quem tem mais capital político para barganhar inclusive com a justiça. Se Bolsonaro fica sem mandato e sem segundo turno, sua prisão seria uma questão de meses, ou até mesmo dias. Já que as primeiras instancias são mais propensas a mandados de prisão preventiva que a as esferas federais.

Mesmo assim, ganharia mais tempo, já que o inquéritos seriam encaminhados da esfera federal para as primeiras instancias. É aí que tudo pode mudar nos próximos meses. Se Bolsonaro desistisse da presidência, certamente seria eleito deputado federal e teria grande chance de se eleger senador pelo Rio de Janeiro, ou estados mais conservadores, como os do centro-este.

ORGULHO

Noiva em Braile: Kelly Anne surpreendeu Anthony ao declarar seu amor no vestido

A Kelly Anne teve uma boa ideia para  massagear o coração de seu noivo, que é cego,  e declarar seu amor.  Sabendo que Anthony Ferraro, não poderia vê-la com o vestido de noiva por ter deficiência visual, ela então pensou em uma maneira incrível para resolver esse pequeno problema.  No dia do casamento e ela conseguiu surpreende-lo  ao usar um vestido combinando tecidos e escrita em Braile, com a  declaração de amor, feita para que somente Anthony pudesse ler. “Ninguém nunca pensou em fazer isso – nunca”, disse Anthony.

VERGONHA

Casal causou a maior confusão pra defender o direito de viajar com seu coelhinho

A tentativa de um passageiro de embarcar em um voo internacional da companhia aérea KLM com um coelho terminou em uma briga generalizada no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, nesta quinta-feira (18/11). O casal, que tinha autorização para embarcar com o animal, foi barrado de entrar no avião e uma discussão foi iniciada, com troca de palavrões e ameaças. No vídeo que circula nas redes sociais, é possível escutar o dono do coelho xingando uma funcionária da empresa e, na sequência, sendo agredido por outro funcionário.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes