BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Diretora-presidente da FVS-AM morre vítima da Covid-19; símbolo de combate à doença


A diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Rosemary Costa Pinto, morreu em Manaus na tarde desta sexta-feira, 22/01, em consequência da Covid-19. Ela estava internada desde o início do ano, quando testou positivo para o novo coronavírus no dia 5 de janeiro.

Rosemary era a 'cara' do Governo do Amazonas durante a pandemia. Atuou desde o início no combate à doença e foi quem anunciou o primeiro caso no estado. Desde então passou a fazer boletins diários mostrando o patamar da pandemia nas cidades do Amazonas.

Rosemary estava estável e em tratamento domiciliar, mas precisou ser internada após ter o estado agravado. Ela foi intubada e acabou não resistindo.

A morte da diretora da FVS choca a população do Estado. Sempre tentou alertar que o descuido dos amazonenses levaria o estado a enfrentar dias cada vez mais difíceis, mas acabou sucumbindo e morrendo durante a batalha.

Bússola do Estado durante a pandemia

Perfil

Rosemary possuía graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal do Amazonas (1994). Atuava como diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde. Já foi professora auxiliar nível I do Centro Universitário Nilton Lins, Farmacêutica-bioquímica da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus e colaboradora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Teve experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Análises de situação de saúde, controle de doenças de transmissão vetorial, malária, dengue, anopheles darlingi, dinâmica de transmissão, epidemiologia e doenças infecciosas, sistemas de informação em saúde.

Mário Adolfo Filho

Mário Adolfo Filho

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas. Com passagem por grandes jornais de Manaus, Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal de Manaus e Câmara dos Deputados.