Ir para o conteúdo

Dia dos namorados deve movimentar R$ 60 milhões no comércio de Manaus, diz CDL

O comércio, restaurantes e shoppings já se preparam para a data sazonal mais romântica do ano, o Dia dos Namorados. Ocasião esta que é marcada pela tradicional troca de presentes e nesse período os segmentos de vestuário; perfumaria; floricultura; chocolates; calçados, acessórios e alimentação são alguns dos mais procurados pelos apaixonados.

De acordo com a pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), o Dia dos Namorados irá movimentar mais de 60 milhões de reais no comércio manauara. A expectativa de crescimento nas vendas é de 4,5% em comparação ao mesmo período de 2021, com ticket médio de aproximadamente R$ 155,00.

Segundo a pesquisa, 75% dos entrevistados vão às compras neste período. Os artigos de vestuário são os preferidos e aparecem no topo da lista de intenção de compras (15,2%); seguido de perfumaria (14,8%); produtos de beleza (10,8%); lingerie (9,4%), calçados (8,5%), flores/buquê (7,7%); almoço/jantar (7,4%); joias/relógios (6,6%); bolsas/similares (6,5%); bicho de pelúcia (4,9%); smartphone (4,2%); artigos esportivos (2,5%); eletroeletrônico (1,50%); porém, ainda tem os indecisos que ainda não sabem o que vão comprar (4,3%).

A pesquisa revela ainda o que os apaixonados gostariam de ganhar nessa data. Os artigos de vestuário ficaram em primeiro lugar novamente (17%); seguido de perfumaria (15,5%); calçados (13%); smartphone (8,2%); joias/relógios (7,8%); bolsa e similares (7,3%); produtos de beleza (7,3%); almoço/jantar (7%); flores e arranjos (5,5%); artigos esportivos (4,2%); livros (2,3%); eletroeletrônico e outros (2%) e (0,9%) ainda não sabe o que quer ganhar.

Em relação ao valor que pretendem gastar, (41%) dos entrevistados informaram que têm a intenção de gastar de R$ 101 a R$ 200 reais; (27%) de R$ 81 a 100 reais; (14%) de R$ 201 a R$ 300 reais; (13%) até R$ 80 reais e (5%) acima de R$ 401 reais.

Para os entrevistados, o preço (54%) é o principal fator que influencia na escolha do presente; a qualidade de produtos vem em segundo lugar (48%); seguido de variedade de produtos/marcas (43%); atendimento (38%); facilidade de pagamento (20%); localização (12%); estacionamento (10%); promoções/descontos (11%); diversidade de produtos (9%); comodidade (7%) e outros (4%).

O cartão de crédito parcelado é a principal forma de pagamento escolhida pelos entrevistados (35%); seguido de dinheiro (19%); cartão de débito e cartão de crédito à vista (15%) e pix (16%).

Este ano, os shoppings centers (45%) serão o principal local escolhido para as compras dos presentes, seguido do comércio do centro (29%); internet/lojas virtuais ficou com (15%); o comércio do bairro (9%) e ainda tem aqueles que ainda não sabem onde vão comprar com (2%).

A pesquisa da CDL Manaus foi realizada via google formulário através de e-mail marketing e aplicativo de mensagens instantâneas, no período de 02 a 09 de maio, e contou com a participação de 728 pessoas da zona urbana de Manaus, entre homens e mulheres, maiores de 18 anos.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes