Ir para o conteúdo

Detentos do Compaj recebem certificado de curso de barbeiro

Dando mais um passo em seus processos de reintegração social, 20 reeducandos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) foram certificados no curso de Barbeiro, nesta sexta-feira (25/06). A oferta da capacitação na unidade foi fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) com a empresa de cogestão Reviver Administração Prisional Privada.

Ao todo, a capacitação contou com 60 horas de carga horária total. Durante as aulas, ministradas pela instrutora Waldeth Almeida, os internos puderam aprender todas as principais técnicas utilizadas na área. “Eles aprenderam do design de sobrancelhas ao design de barba. Também tiveram acesso as mais variadas técnicas de corte de cabelo e aos melhores instrumentos para o uso correto na profissão”, disse Waldeth.

A cerimônia de entrega dos certificados contou com a presença da banda Revitalizar, que fez a apresentação de diversas músicas gospel. Também estiveram presentes a chefe do Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc), Keyla Prado; representantes da empresa cogestora; o diretor do Compaj, Lucas Maceda, e diretores de outras unidades prisionais.

O reeducando Luís Souza (nome fictício) está concluindo sua terceira capacitação desde que entrou no Compaj. Para ele, cada curso completado dentro do sistema prisional se torna uma nova chance para recomeçar a vida. “Com mais essa qualificação, eu posso começar a sonhar novamente. Eu estou em um processo de mudança, e esses são os passos que eu dou para sair daqui como uma pessoa melhor”, afirmou.

Para a chefe do Deresc, cursos como esse são importantes para a mudança de pensamento dos internos. “A partir de agora, eles terão mais uma oportunidade de mudar o rumo de suas vidas e seguir por um novo caminho, o do trabalho digno e honesto”.

“Este curso vai proporcionar aos reeducandos, quando eles deixarem a unidade, a oportunidade de entrar no mercado de trabalho de maneira mais simples. Capacitados, eles poderão abrir seu próprio negócio e sonhar com novos horizontes”, disse o diretor Lucas Maceda.

Fonte: Portal A Crítica

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes