Ir para o conteúdo

Descentralização do tratamento do HIV no AM será lançado em Manaus

No próximo dia 22 de janeiro será lançada, na Fundação de Medicina Tropical, a Campanha de Descentralização do tratamento do HIV no Amazonas. A iniciativa é uma parceria entre a Organização Não-Governamental Aids Healthcare Foundation (AHF) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que assinaram um Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de reduzir o número de óbitos e aumentar da capacidade e a eficiência dos serviços de saúde às pessoas vivendo com aids em Manaus.

O Estado do Amazonas e a cidade de Manaus ocupam a terceira posição em relação aos outros estados e capitais brasileiras com maiores índices de HIV/Aids, tendo sido detectados mais de 15 mil casos no estado entre 1986 e 2016. Desde 2006, o estado vem ultrapassando a média nacional de detecção de novos casos. Em virtude disso, órgãos públicos e entidades não governamentais resolveram agir.

A meta é implantar, até 2022, o tratamento da infecção pelo HIV em pelo menos 15 Unidades Básicas de Saúde e, ao mesmo tempo, ampliar o número de pacientes em acompanhamento nos SAEs municipais, o que deve ser alavancado a partir do lançamento desta campanha, em parceria com a AHF.

O Coordenador de Prevenção e Advocacy para a AHF Brasil, Beto de Jesus

Segundo Beto de Jesus, Coordenador de Prevenção e Advocacy para a AHF Brasil, a descentralização no atendimento e o cuidado compartilhado são uma preocupação da AHF. “Essa nova condução implantada direciona o paciente para a unidade de atendimento correta de acordo com as suas necessidades e complexidade. Como uma organização internacional, queremos prestar serviços de prevenção, testes de HIV e cuidados de saúde para o maior número possível de pacientes infectados com o vírus, sempre em parcerias com as gestões locais”, explica.

O Brasil já oferece tratamento para todos que vivem com HIV e o foco desse projeto no Amazonas é de cooperar para que todas as pessoas tenham conhecimento sobre sua condição sorológica em tempo oportuno e, quando necessário, consigam acessar os serviços de saúde com mais facilidade e melhor qualidade na atenção.

Diretora do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV), Dra. Adele Benzaken

 

SERVIÇO

Evento: Lançamento da Campanha de Descentralização

Data: 22 de janeiro de 2018

Local: Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado – Auditório Luiz Montenegro

Hora: 9h

 

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes