Ir para o conteúdo

“Desafio do Foca” promove iniciação prática e gratuita ao jornalismo

No mundo do jornalismo, é chamado de foca o profissional iniciante, que ainda está ou acabou de sair da faculdade, e vive suas primeiras experiências na área. A origem do apelido tem versões distintas, mas uma coisa é unanimidade: todo foca precisa de ajuda. E foi com esse objetivo - de dar uma força para quem está engatinhando no jornalismo - que nasceu o “Desafio do Foca”, evento online e gratuito criado pela jornalista e diretora executiva do portal Manaus 360º, Cynthia Blink.

Com inscrições abertas, o desafio vai acontecer entre os dias 28 de março e 3 de abril. Serão sete dias de jornalismo na prática, trabalhando aspectos que ultrapassam os limites da grade acadêmica, como por exemplo a timidez e como vencê-la, opções de negócio na comunicação, networking e diversos outros tópicos.

Com 10 anos de carreira, formada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e com passagens por jornais tradicionais como o A Crítica e Diário do Amazonas, rádio Mix,  Cynthia Blink resolveu investir no próprio negócio e atualmente gerencia um portal que fala de política mostrando, com bom humor, como ela afeta a cada um de nós. A motivação, como a jornalista explica, veio ao lembrar do início da carreira, quando existiam poucos canais que oferecessem ajuda aos iniciantes.

“Eu sempre tive esse pensamento de que quando eu conseguisse uma certa estabilidade dentro da minha profissão, gostaria de devolver o que um dia fizeram por mim. E a verdade é que o jornalista começa a trabalhar muito cedo, ainda nos primeiros períodos de faculdade, e não tem ninguém para pegar ele pela mão e mostrar o caminho. É um evento online, para facilitar o encaixe na rotina maluca das pessoas e 100% gratuito para que os estudantes possam participar”, disse.

Além de ser gratuito e online, o Desafio do Foca também oferece 7 horas complementares aos participantes que completarem a jornada de sete dias. As inscrições podem ser realizadas em www.sympla.com.br/desafio-do-foca__1512740, e vão até o dia 28, às 8h.

Vem aí: 🦭 #DesafiodosFocas!

Uma jornada de 7 dias, via WhatsApp, para estudantes de jornalismo, recém-formados ou curiosos da comunicação.

Com certificado de 7 horas.

Cronograma:

Dia 1 – Vencer a Timidez;
Dia 2 – Elaborar um currículo;
Dia 3 – Fazer fontes jornalísticas;
Dia 4 – Conhecer as opções de negócios;
Dia 5 – Definir tema do Trabalho de Conclusão de Curso;
Dia 6 – Evitar os erros mais graves;
Dia 7 – Avaliar o desafio.

Inscrições abertas em: https://www.sympla.com.br/desafio-do-foca__1512740

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes