Ir para o conteúdo

Deputados prometem apoio à SUFRAMA em reunião na Aleam

Durante visita de cortesia, o superintendente da SUFRAMA, Alfredo Menezes, recebeu uma moção de aplausos da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), nesta quinta-feira, 21, por ter aceitado a missão de comandar a autarquia. Durante os pronunciamentos, no plenário Ruy Araújo, parlamentares prometeram apoio à nova gestão e revelaram suas preocupações e expectativas sobre o futuro da Zona Franca de Manaus (ZFM).

A moção de aplausos foi de autoria do deputado estadual, Doutor Gomes (PRP), e foi assinada por 22 parlamentares. “Apenas dois não assinaram e isso porque estão viajando, senão seria unanimidade. O que significa que toda a Assembleia está desejando sucesso no comando do mais importante órgão de desenvolvimento da região. A SUFRAMA é para a nossa economia o que a seiva é para o alimento das plantas e árvores”, frisou.

O presidente da Aleam, Josué Neto (PSD), ressaltou que o convite à autarquia é motivado pelo desejo de intensificar a aproximação entre as duas instituições. “Queremos dizer o que esperamos da SUFRAMA, queremos ouvir o que SUFRAMA precisa de nossa ação. Queremos nos reaproximar”, destacou.

Primeiro parlamentar a discursar, Serafim Correia (PSB) destacou o desafio de mudar a percepção da maior parte dos brasileiros sobre a ZFM. “Eles acreditam que o fim da renúncia fiscal dada à ZFM vai virar aumento da arrecadação de impostos. Não vai. O fim da ZFM vai fazer as empresas saírem do Brasil”, observou.

O presidente da Comissão de Industria, Comércio Exterior e Zona Franca, Wilker Barreto (PHS), também apontou a importância da divulgação de informações verdadeiras sobre o modelo para contraposição às deturpadas. “O País precisa saber que a ZFM é o melhor modelo ambiental do mundo”, disse.

A deputada Alessandra Campêlo (MDB) ressaltou a importância de a autarquia retornar o seu papel protagonista como entidade propulsora do desenvolvimento da região. “A SUFRAMA precisa voltar a pautar discussões e a capitanear lutas em favor da região, como a BR-319, por exemplo. A SUFRAMA não pode mais ser retaliada. Chega da SUFRAMA ser cabide de emprego de políticos que a loteiam”, discursou.

Também debateram o futuro do modelo ZFM e manifestaram apoio à nova gestão da autarquia, os deputados Dermilson Chagas (PP), Saulo Viana (PPS), Augusto Ferraz (DEM), Ricardo Nicolau (PSD) e Felipe Souza (Patri).

Retribuição

Em sua fala, o superintendente respondeu alguns questionamentos com apresentação de dados e também fez um resumo da sua vida pessoal e profissional, dando a ênfase à missão de resgatar o protagonismo da instituição. Para Alfredo Menezes, o convite do presidente Bolsonaro para o comando da autarquia é uma oportunidade de retribuição.

“Por ter mudado minha vida os sete anos que passei no Colégio Militar, sonhei em comandar a instituição para que futuras gerações também tivessem acesso à cultura, aos valores e aos princípios que recebi. Não fui diretor, mas agora, com a SUFRAMA, recebi uma grande oportunidade de retribuição. E é procurando construir sinergia com instituições como a Aleam, que acredito que poderemos juntos desenhar um novo e melhor futuros para a região”, frisou.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes