Ir para o conteúdo

Deputado propõe homenagem ao Festival de Parintins na Câmara dos Deputados

Requerimento visa potencializar divulgação e valorização da festa, trazer mais turistas ao Amazonas, e assim impulsionar atividades econômicas em torno do evento

O deputado federal Saullo Vianna (União-AM) deu entrada em requerimento junto à Mesa Diretora da Câmara para a realização de Sessão Solene, no dia 08 de maio, para homenagear os Bois do Festival Folclórico de Parintins, que neste ano acontece nos dias 28,29 e 30 de junho.

“O Festival Parintins tem hoje reconhecimento mundial como uma das principais festas culturais brasileiras, que traz à arena os nossos simbolismos, povos indígenas e o homem ribeirinho do Norte. Além disso, é um grande atrativo cultural e turístico, fontes geradoras de emprego e renda para nossa gente, e por isso deve ser mais divulgada e popularizada”, diz Vianna.

A ideia é, além da sessão Solene, trazer os principais itens dos Bois Garantido e Caprichoso para apresentações nos espaços da Casa e personalidades das agremiações para potencializar a divulgação da festa, com a montagem de uma exposição cultural, a fim de mobilizar e convidar mais turistas para irem ao Festival e aproveitar as belezas do Amazonas.

“Com o tempo, o festival ganhou relevância com a transmissão dos três dias da festa em redes de televisão nacional. A beleza das apresentações chamou tanto a atenção que, hoje, os profissionais que trabalhavam na festa passaram a ser contratados para trabalhar no Carnaval do Rio de Janeiro e de São Paulo”, lembrou Saullo Vianna.

Festival é motor da economia de Parintins Estimativas da Prefeitura dão conta de que o 56º Festival Folclórico de Parintins deverá injetar entre R$ 80 e R$ 100 milhões na economia do município.  “A festa é o principal motor da economia local.  Para além de manter viva as nossas raízes e tradições, temos de tornar o evento mais acessível e, com isso, impulsionar as diversas atividades econômicas que são impactadas pela festa”, observou Saullo Vianna.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes