Ir para o conteúdo

Deputado pede cancelamento do pleito para conselheiros tutelares

A eleição para Conselheiros tutelares de Manaus, realizado no último domingo, (06), foi abordada pelo deputado estadual Roberto Cidade (PV), nesta terça-feira (08). O deputado pediu o cancelamento do pleito, “pela falta de transparência na apuração”. Em discurso realizado no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas, o parlamentar pede que seja realizado um novo certame. “Que seja feito um pleito com lisura para que quem realmente vença, possa ocupar o cargo com honestidade”, falou.

De acordo com o parlamentar, que acompanhou a apuração dos votos pelo site da Prefeitura de Manaus, conselheiros que foram eleitos no domingo, “printaram” os resultados e fizeram suas festas de comemoração. Na segunda feira, o painel de resultados mostrava os mesmos candidatos sem votação expressiva, e os menos votados sendo eleitos.

“Eu acompanhei os resultados da apuração das urnas na área da Zona Leste 1. E, por volta das 22h, o candidato Ademar Aguiar, por exemplo, estava eleito com 2.232. Em seguida aparecia o Elielton, o Jairo e o Pastor Carlos. Todos receberam votos significativos e dormiram eleitos. Na segunda-feira, quem tinha 2 mil votos, aparecia com 900 e quem estava eleito, com 1400 votos, tinha apenas 500. Inexplicável”, disse Cidade.

O deputado explicou, ainda, que recebeu uma denúncia de um dos conselheiros, o qual relatou ‘um problema no sistema de apuração’, por volta das 23h, o que alterou os resultados apurados. “O que chegou até a mim foi que houve uma pane, por volta das 23h no sistema e quando foi normalizado, duas horas depois, os votos estavam computados de maneira errada em todas as zonas da cidade. Era o sistema da Prefeitura. Várias urnas eletrônicas e acontece isso? Esse pleito precisa ser cancelado e que seja feito um novo . Com transparência e lisura, pois o atual, não tem legitimidade”, concluiu  Roberto Cidade.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes