BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

De 140 casos de coronavírus no Amazonas, apenas dois são idosos


O Amazonas registrou até este domingo, 29/3, 140 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, de acordo com dados divulgados pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e Secretaria de Estado de Saúde (Susam). Mas um dado chamou atenção na coletiva de imprensa. Até agora, apenas dois idosos estão nesta estatística, contrariando a tese de muitos que dizem que a doença só afeta os mais velhos.

"Em outros locais do mundo vemos os mais velhos ficando doentes e morrendo. No Amazonas a maioria dos casos está entre 30 e 49 anos. A maioria dos nossos casos, são de pessoas que estiveram fora do país ou em lugares que tem a situação ativa de transmissão comunitária. São pessoas que viajam a trabalho, a passeio", explicou a diretora da FVS-AM, Rosemary Pinto.

Dentre os casos confirmados de Covid-19 também há duas crianças de 4 e 10 anos. Os dois idosos têm  70 e 88 anos - 131 são de pessoas de Manaus e nove do interior do Amazonas, sendo 2 de Parintins, 2 de Manacapuru, 1 de Santo Antônio do Içá, 1 de Boca do Acre e 1 de Anori.

Casos estão em expansão no Amazonas

Abril

De acordo com a diretora da FVS, Rosemary Pinto, o Amazonas encontra-se em uma progressiva ascensão dos casos, com possível aumento já nas primeiras semanas de abril.

"Estamos trabalhando com o aumento número de casos nas próximas semanas, levando em consideração a dinâmica de transmissão do vírus. Trabalhamos o número expressivo de casos até maio, quando ocorrer o período chuvoso. Abril e maio devem ter o número expressivo, se a população não ouvir nossos apelos de evitar aglomerações e permanecer em casa. Estamos fazendo apelos para que a população permaneça em casa em isolamento social. É a única forma de evitar uma transmissão intensa do vírus. Pelas características muitas pessoas podem se infectar ao mesmo tempo", alertou Rosemary Pinto.

Mário Adolfo Filho

Mário Adolfo Filho

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas. Com passagem por grandes jornais de Manaus, Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal de Manaus e Câmara dos Deputados.