Ir para o conteúdo

De 140 casos de coronavírus no Amazonas, apenas dois são idosos

O Amazonas registrou até este domingo, 29/3, 140 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, de acordo com dados divulgados pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e Secretaria de Estado de Saúde (Susam). Mas um dado chamou atenção na coletiva de imprensa. Até agora, apenas dois idosos estão nesta estatística, contrariando a tese de muitos que dizem que a doença só afeta os mais velhos.

"Em outros locais do mundo vemos os mais velhos ficando doentes e morrendo. No Amazonas a maioria dos casos está entre 30 e 49 anos. A maioria dos nossos casos, são de pessoas que estiveram fora do país ou em lugares que tem a situação ativa de transmissão comunitária. São pessoas que viajam a trabalho, a passeio", explicou a diretora da FVS-AM, Rosemary Pinto.

Dentre os casos confirmados de Covid-19 também há duas crianças de 4 e 10 anos. Os dois idosos têm  70 e 88 anos - 131 são de pessoas de Manaus e nove do interior do Amazonas, sendo 2 de Parintins, 2 de Manacapuru, 1 de Santo Antônio do Içá, 1 de Boca do Acre e 1 de Anori.

Casos estão em expansão no Amazonas

Abril

De acordo com a diretora da FVS, Rosemary Pinto, o Amazonas encontra-se em uma progressiva ascensão dos casos, com possível aumento já nas primeiras semanas de abril.

"Estamos trabalhando com o aumento número de casos nas próximas semanas, levando em consideração a dinâmica de transmissão do vírus. Trabalhamos o número expressivo de casos até maio, quando ocorrer o período chuvoso. Abril e maio devem ter o número expressivo, se a população não ouvir nossos apelos de evitar aglomerações e permanecer em casa. Estamos fazendo apelos para que a população permaneça em casa em isolamento social. É a única forma de evitar uma transmissão intensa do vírus. Pelas características muitas pessoas podem se infectar ao mesmo tempo", alertou Rosemary Pinto.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes