Ir para o conteúdo

David e Rotta lançam primeiro programa de iluminação a LED para zona rural

O prefeito de Manaus, David Almeida, e o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, lançaram no final da tarde desta quinta-feira, 27/5, o programa “Ilumina Manaus Rural”, que pela primeira vez na história, levará iluminação a LED para as comunidades rurais da capital. A comunidade Nossa Senhora de Fátima, no ramal da Cooperativa, com acesso pela BR-174 (Manaus-Boa Vista), que já recebe ações da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) desde o mês de março, foi a primeira a ser beneficiada e recebeu a implantação de 70 novos pontos de iluminação.

"Essa é apenas a primeira comunidade atendida por esse programa. Já estamos planejando, para os próximos dias, lançar um pacote de ações voltadas para as comunidades rurais, pois levar dignidade a essas famílias foi um compromisso assumido por mim e pelo Rotta durante a campanha. A nossa prefeitura é de todos", disse David Almeida, ao acender, pela primeira vez, as novas luzes na comunidade.

No planejamento para receber o programa estão as comunidades Nova Canãa, que receberá 90 pontos, Tupé e Terra Nova. Além da iluminação, a comunidade Nossa Senhora de Fátima recebeu também ações de infraestrutura como serviços de terraplanagem, para melhorar a trafegabilidade em todas as suas 26 ruas, ação nunca antes executada no local pela Prefeitura de Manaus.

O vice-prefeito Marcos Rotta acompanhou de perto as obras de recuperação e, de acordo com ele, além da comunidade, ao menos 48 quilômetros do ramal da Cooperativa estão recebendo revitalização desde o mês de março, para facilitar o acesso dos moradores e o escoamento da produção rural das 18 vicinais, com terraplanagem, contenções em áreas alagadas pela cheia, aplicação de fresa nas ladeiras que oferecem grande risco durante as chuvas, entre outros.

"Mais uma vez, a gestão do prefeito David Almeida inova. Nunca antes esta comunidade havia recebido sequer a visita de um prefeito ou de um vice-prefeito e agora é contemplada com ações de infraestrutura por todas as suas ruas. Aqui temos máquinas e homens trabalhando, focados em garantir dignidade, para quem tanto esperou. O 'Ilumina Manaus' já renovou 23 mil pontos de LED na capital e agora vai iluminar também a zona rural", garantiu Rotta.

Produção rural

Mais de 3 mil produtores rurais que moram no entorno da comunidade serão beneficiados, entre eles José Bezerra, de 55 anos, que há 27 vive da venda de frutas e doces regionais. Ele disse nunca ter visto um prefeito e um vice-prefeito na comunidade, trabalhando para levar melhorias à comunidade do ramal da Cooperativa.

“Pela primeira vez eu vejo esse trabalho, com a presença do prefeito David, que já esteve aqui e do vice Marcos Rotta. Agora, com essa estrada pronta, tudo vai melhorar para a gente. A situação aqui é muito difícil, por exemplo, eu ainda não comprei uma motocicleta porque aqui é um atoleiro, em dias de chuva não passa ninguém. Agora, com essa melhoria, os carros já passam e eu não vou precisar mais pagar frete para que os meus produtos cheguem até Manaus”, afirmou.

Ilumina Manaus

Em menos de cinco meses da gestão do prefeito David Almeida, mais de 23 mil pontos de iluminação a LED já foram instalados por toda a capital, reduzindo custos e melhorando a qualidade da iluminação na cidade.

Além das vias urbanas, o programa “Ilumina Manaus”, da prefeitura, já atendeu 20 campos de futebol. A meta é garantir que ao menos cem complexos esportivos tenham a iluminação revitalizada.

Os serviços de instalação são realizados pela concessionária ManausLuz e fiscalizados pela Seminf, por meio da equipe da Unidade Gestora de Energia Municipal de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM Energia).

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes