Ir para o conteúdo

David Almeida abre jogo sobre eleições: Tem o plano A, B, C…

Em caso da eleição para escolher o próximo governador ser indireta, o governador David Almeida (PSD) tem chances de disputar o pleito e, quem sabe,  até vencer. Para isso não está faltando dedicação, energia e esforço pessoal. O atual governador disse, em entrevista exclusiva ao Blog do Mário Adolfo, que tem acordado às 4h30  e, em 16 dias no cargo, já ouviu diversos setores, lideranças politicas e comunitárias. Bem mais do que muito governante que ficou mais tempo no cargo.

A entrevista aconteceu nesta quarta-feira

Embora seja um político relativamente novo e ainda com muita estrada pela frente – ele teve 24 mil votos na eleição para deputado estadual em 2014 –, o governador confirma que vem sendo bem aceito pela população, pois visita lugares populares, como o ‘Mingau do seo Manel’, no mercado da Cachoeirinha, o Pastel no Japonês, na feira livre da Cachoeirinha, além de restaurantes em bairros.

— Domingo passado corri no meio de 1.500 pessoas. O povo me incentiva, me aconselha e isso tem sido gratificante – disse David.

Confira a entrevista:

Blog do Mário Adolfo – Como o senhor analisa o processo para eleger o novo  governador? Será uma eleição direta ou indireta?

David Almeida, governador do Estado – Eu acredito que, o que está ocorrendo aqui, é um conflito de leis e regras. Quando isso acontece no ordenamento jurídico brasileiro nós chamamos de antinomia, isto é, a contradição entre duas leis, dois princípios.  Nós estamos diante de uma antinomia. E o expediente para resolver uma antinomia é a hierarquia das Leis. Conforme a pirâmide de Hans Kelsen vem a Constituição, Lei Complementar, Lei Ordinária e assim sucessivamente.

BMA – Quais são chances de termos uma eleição indireta?

David Almeida – O que acontece? O TSE  determinou que a eleição fosse direta em função de uma lei eleitoral  que estava sendo analisada na corte eleitoral. Só que a questão aqui  é constitucional. E já que a questão é constitucional ela vai ser decidida pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Muitos juristas já se manifestaram e existe a possibilidade dessa  a eleição ser indireta.

BMA – Se houver uma eleição indireta o senhor é candidato?

David Almeida –  A eleição sendo indireta eu acredito que tenho a possibilidade de entrar numa disputa.

BMA (insistindo) –  Mas a Constituição manda que a eleição seja indireta, não é?

David Almeida – Determina. A constituição determina que seja indireta. E a Lei Complementar tem um flagrante vicio de inconstitucionalidade porque bate de frente com a Constituição.

BMA – O senhor nunca teve cargos no Executivo, como está se sentindo?

David Almeida  (risos) – Rapaz, é um desafio, não é? Com 16 dias no cargo já visitei muita gente. Tenho acordado às 4h30, dormido tarde e acordado cedo, buscando movimentar a máquina. Tenho até uma informação aqui que vou passar para vocês. O que nos precisamos hoje é gerar emprego e distribuir renda. Só com avenida das flores e  AM-070 estamos gerando 1.000 vagas de emprego. Só na AM070,  são 600 vagas, 150 diretas e 450 indiretas.  Portanto, o que nós precisamos à frente do Executivo movimentar a máquina para gerar emprego e distribuir renda. E isso que precisamos  para tirar o Brasil e o Estado do momento difícil que atravessamos.

BMA – O senhor é relativamente novo na idade (48 anos) e na política, o que tem sentido nas ruas? Como as pessoas têm recebido este novo governador?

David Almeida – O  contato  tem sido o melhor possível. Sou daqueles que visitam lugares populares. Este domingo eu corri com 1.500 pessoas. No meio delas, correndo com elas. Frequento o ‘Mingau do seo Manel’, no mercadinho da Cachoeirinha e sábado vou à feira livre (também na Cachoeirinha) comer meu pastel com caldo de cana. As pessoas me cumprimentam, parabenizam e me  incentivam. É gratificante. Estou aqui para servir ao povo.

David participa de corridas de rua

BMA – Chegar ao governo do Estado, inesperadamente, foi uma predestinação ou uma surpresa do destino? 

David Almeida – Uma questão constitucional da qual ninguém esperava. Não estava esperando, mas uma vez no cargo, me sinto preparado para conduzir o Estado.

 BMA – Qual a sua relação com o senador Omar Aziz (PSD-AM), o presidente do seu partido?

David Almeida – A melhor possível. Eu era o líder do partido na Assembleia, mas é claro que ele conduz as questões políticas do partido. Eu estou antenado com as questões da administração do governo. Já a questão política é um outro momento, uma outra discussão.

BMA – O senhor tem conversado com ele?

David Almeida – Sim, todos os dias nós conversamos.

BMA – Em caso de uma eleição com o senhor candidato, ele apoia o senhor ou o Amazonino (Mendes) como andam comentando por aí?

David Almeida (risos) – Ah, nós ainda não discutimos essa questão diretamente. Mas eu acredito que no atual momento eu sou uma opção. Tem o plano A, Plano B, C… Eu  estou entre esses planos.

Governador tem vivido agenda intensa diariamente

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes