Ir para o conteúdo

Datafolha e Ibope mostram que é pouco provável Que Bolsonaro seja eleito no primeiro turno

O crescimento ininterrupto do deputado Jair Bolsonaro (PSL) nas pesquisas para a corrida presidencial e o início de um movimento de “voto útil” a seu favor, com indicações de desidratação de nomes do “campo azul” (Geraldo Alckmin, João Amoêdo, Henrique Meirelles e Álvaro Dias), deram força a especulações sobre a possibilidade de o candidato vencer a disputa em primeiro turno.

A 17 dias da corrida às urnas, o parlamentar se aproxima dos 30% de intenções de voto e acumula uma vantagem de cerca de ao menos 9 pontos percentuais (dependendo do levantamento considerado) em relação ao segundo colocado, o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad (PT), também em disparada uma semana após ser oficializado substituto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa.

Para ser eleito no primeiro turno, um candidato precisa da maioria absoluta dos votos. Por este critério, não basta ao candidato simplesmente obter mais votos do que seus concorrentes. É preciso mais da metade dos votos válidos, ou seja, excluindo os votos em branco e nulos.

Pelas condições expostas nas mais recentes pesquisas, para isso acontecer, Bolsonaro teria que crescer algo entre 22 e 24 pontos percentuais. Em votos válidos, o salto necessário vai de 18 a 12 p.p., dependendo do levantamento considerado.

Isso significa que o parlamentar teria que converter mais de 60% dos votos hoje depositados em Alckmin, Meirelles, Amoêdo e Dias. Considerando a última pesquisa Ibope, Bolsonaro precisaria de 78% do apoio desses candidatos de centro-direita para liquidar o jogo sem necessidade de segundo turno. Missão complexa.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes