Ir para o conteúdo

Curumim representa quadrinho amazônico no Festival Olímpico de Educação Infantil

O mundo dos quadrinhos invadiu a Arena Amadeu Teixeira na abertura do 3º Festival Olímpico da Educação Infantil, realizado pela secretaria Municipal de Educação (Semed) e que este ano teve como tema ‘Os Quadrinhos na Educação’. O evento aconteceu nesta sexta-feira, 04/05.

Por mais de 40 minutos de desfile passaram pela arena personagens famosos do mundo das HQs, como Superman, Batman, Mulher Maravilha, Mônica, Chico Bento e o primeiro personagem de quadrinhos amazônicos, o CURUMIM, criação do jornalista Mário Adolfo, que participou do evento como membro da mesa diretora.

Em seu discurso de abertura, a secretária municipal de Educação, Kátia Helena Schweickardt, destacou a importância dos quadrinhos na Educação e estendeu a homenagem ao criador do Curumim.

— O Mário Adolfo é um jornalista importante para todos nós, porque nos faz pensar  e a defender nossa terra e nossa cultura, nos ensinando a assumir aquilo que somos -, disse.

O menino Arthur foi quem deu vida ao Curumim

Curumim ao vivo

Escolhido pelo Centro Educacional de Educação Infantil (CMEI)  ‘Onias Bento’, a  Turma do Curumim, desfilou com os personagens Curumim e a tartaruguinha Sarah Patel, vestidos a caráter. O estudante Arthur, de 06 anos, viveu o indiozinho  Curumim e foi um dos escolhidos para acender a pira olímpica.

— Realmente, o menininho é muito parecido com o Curumim. É a cara do nosso povo, que tem sua origem nas grandes nações indígenas da Amazônia –, comentou o criador do personagem.

Um dos momento de grande emoção na abertura do festival foi a realização de um jogo de futebol entre as crianças do projeto Avatar, que sofrem de paralisia cerebral. “ Esse projeto é muito bonito. Cada professor é o corpo de uma dessas crianças”, explicou a secretaria Kathia.

O objetivo do 3º Festival Olímpico da Educação Infantil é  contribuir com o processo educacional e com o desenvolvimento psicomotor das crianças matriculadas na rede pública municipal. De acordo com a Semed, este ano, o festival envolverá cerca de 40 mil crianças da Educação Infantil.

Evento aconteceu na Arena Amadeu Teixeira

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes