Ir para o conteúdo

Curumim – 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

O que seria do mundo sem a Declaração dos Direitos do Homem? Se com esse importante tratado, que vem respaldado com a força da ONU, já existem guerras, trabalho escravo, fome, opressão de países fortes sobre os fracos, imagine sem a declaração?

A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), Amiguinhos, é o principal documento que serve de referência para o amplo exercício da cidadania e dos direitos e liberdades básicas de todos os seres humanos.

Ela é considerada o documento que marca oficialmente o início da preocupação mundial com as questões relativas aos direitos humanos.

Para você ter uma ideia, a coisa funciona mais ou menos como funciona a sua casa. Já pensou se o papai e a mamãe não estabelecessem as regras de comportamento, a casa ficaria uma bagunça: ninguém arrumaria mais o quarto; comia a hora que bem entendesse, o irmão maior dava cascudo no menorzinho, a luz do quaro ficaria acesa, o computador desligado, a ´TV no último volume…seria uma bagunça. Quando se estabelece padrões de ética e respeito aos direitos dos outros, a coisa muda.

Assim mesmo é o objetivo da DUDH:  definir medidas para garantir que os direitos básicos para uma vida digna sejam garantidos a todos os cidadãos do mundo, independente de cor, raça, nacionalidade, orientação política, sexual ou religiosa.

A Declaração é formada por 30 artigos e é considerada um marco da proteção dos direitos humanos em nível mundial porque serve de orientação para a conduta dos cidadãos e dos governantes. Ela é constituída de princípios que têm a função de orientar o comportamento dos indivíduos e a criação de leis relativas aos direitos humanos.Sendo assim, meninos, vamos festeja o a declaração dos Direitos do Homem, que fez 70 anos dia 10 de dezembro. E lembrem-se: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”.

CONFIRA A EDIÇÃO COMPLETA: 

Curumim – 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes