Ir para o conteúdo
ManausRiosPiranhasAtaques

Cuidado, piranhas estão atacando em rios do Amazonas nesta época

Você conhece alguém que foi atacado por piranhas recentemente ao entrar em rios no Amazonas, quando foi tomar banho em algum flutuante, ou até mesmo em balneários? Se a resposta é sim, saiba que este tipo de ataque é comum nesta época do ano, período de reprodução dos animais e da transição da seca para a cheia. Os relatos pelas redes sociais assustam e, às vezes, até impressionam com fotos.

“Isso de fato acontece no período reprodutivo. Elas saem do rio principal, o Rio Negro, e adentram na região Tarumã onde a água tem temperatura mais elevada. Como rio ainda está enchendo, o espaço é pequeno para abrigar banhistas, embarcações flutuantes e as piranhas”, destaca o engenheiro de pesa Radson Alves, coordenador de projetos da Secretaria Executiva de Pesca do Amazonas.

Quando elas estão nadando em direção a vegetação (aquática) ou da vegetação para a parte mais central do rio, acabam se encontrando com pessoas e acidentes como esses acabam acontecendo. Jogar comida no rio também pode atrair esses peixes de acordo com Radson.

É preciso estar atento e tomar alguns cuidados para evitar acidentes uma vez que o banho de rio é um lazer comum no Amazonas. Os fluentes e administradores de praias podem instalar redes de pesca – chamadas popularmente de malhadeiras – para evitar o contato dos peixes e dos banhistas, aponta Radson. “É bom evitar ficar perto de vegetação”, recomenda.

Ele lembra, ainda, que, historicamente, esses acidentes são comuns nessa época em que rio está com a cota entre 16 e 18 metros. A piranha é um peixe carnívoro de água doce e abundante na região. As piranhas costumam medir entre 14 a 26 centímetros (cm) de comprimento, embora alguns espécimes registrados tenham sido de até 43 cm de comprimento.

Esse peixe tem uma mordida extremamente forte que é gerada por músculos do maxilar combinados a dentes finamente serrilhados e que rasgam a carne das presas.

“Elas vão machucando as presas, tentando fragiliza-la até ser atacada pelo grupo”, disse o engenheiro de pesa Lorenzo Soriano. Esses peixes podem confundir os banhistas e por isso tentam machucar pequenos pontos como dedos e calcanhar. “O homem não é uma presa do tubarão, por exemplo, mas ele pode confundir um mergulhador com um peixe e ataca-lo”, compara.

Lorenzo destaca que nem toda piranha é carnívora e, por isso, nem toda piranha ataca. “Existem piranhas frugívoras, ou seja, que se alimentam apenas de frutas”, disse.

A urinar na água também pode atrair as piranhas. A composição da unira atrai as piranhas. Quem for mordido, precisa imediatamente sair da água porque o sangue também esses peixes. “É interessante procurar o serviço de saúde e cuidar o ferimento para evitar infecções”, alerta o engenheiro.

Com informações do Portal Toda Hora.

DICAS PARA EVITAR ATAQUES:

– Não jogar comida na água;

– Não urinar na água;

– Instalar redes de proteção para evitar que piranhas se aproximem;

– Não entrar na água se estiver com ferimentos.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes