Ir para o conteúdo

Fique atento, muitas cédulas falsas têm circulado em Manaus. Nos últimos dias, é grande o número de comerciantes e consumidores reclamando do recebimento de dinheiro falsificado na cidade. O dinheiro circula, principalmente, em zonas periféricas e no comércio de baixo impacto, onde o cuidado ao receber notas é menor que nos grades empreendimentos.

“Recebi em uma feira da Cachoeirinha uma nota de R$ 20 que era falsificada. Acabei percebendo apenas no dia seguinte e passei a frente, mesmo sabendo que é errado”, disse um agente de segurança sem se identificar.

Há algumas ações para identificar as notas: é preciso observar a textura da cédula, pois as verdadeiras são ásperas e possuem um alto relevo e saliência nos itens de segurança. Já a falsa é lisa. Você pode pôr a nota contra a luz para ver a marca d’água; e analisar as cores, pois a impressão da falsa costuma borrar.

A falsificação de dinheiro é crime previsto no Código Penal, com pena que varia de 3 a 12 anos de prisão. Quem tenta colocar uma cédula falsa em circulação depois de tomar conhecimento da sua falsidade, mesmo que a tenha recebido de boa-fé, pode ser condenado a uma pena de 6 meses a 2 anos de detenção.

Se o cidadão receber dinheiro falso em outras operações, como em compras e vendas no comércio, a recomendação é entregar as cédulas em qualquer banco. Nesse caso, a agência vai registrar os dados pessoais do cidadão, como nome e CPF, e as cédulas serão enviadas em até 45 dias para o Banco Central, que vai analisar o dinheiro em até 20 dias depois de receber o dinheiro.

Se ficar comprovado que ele é legítimo, a pessoa será reembolsada e o dinheiro será creditado na conta corrente. Caso contrário, não há ressarcimento.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes