Ir para o conteúdo

Cuba anuncia que produz antiviral contra coronavírus; medicamento já é testado na China

Em meio á pandemia de Coronavírus, a primeira esperança de cura global vem de Cuba. Um medicamento antiviral cubano está sendo produzido desde 25 de janeiro na fábrica chinesa Chang-Heber, localizada na cidade de Changchun, província de Jilin, na China.

Em sua conta no Twitter, Díaz-Canel, presidente de Cuba, comemorou o uso do medicamento cubano. “Nosso apoio ao governo chinês e ao povo em seus esforços para combater o coronavírus”, disse ele.

Até agora, sabe-se que conseguiu ser testado em mais de 1.500 pacientes e é um dos 30 medicamentos escolhidos pela Comissão Nacional de Saúde da China para curar a condição respiratória. A eficácia ainda não foi comprovada.

“O interferon alfa 2B tem a vantagem de que, em situações como essa, é um mecanismo para se proteger, seu uso impede que pacientes com a possibilidade de agravar e complicar cheguem a esse estágio e, finalmente, tenham a morte como resultado”, disse Granma ao jornal. Luis Herrera Martínez, consultor científico e comercial do grupo de negócios BioCubaFarma.

Díaz-Canel, presidente de Cuba

Apesar do bloqueio econômico, financeiro e comercial que os Estados Unidos mantêm contra a ilha do Caribe, o sistema médico cubano tem sido reconhecido internacionalmente.

Por exemplo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) parabenizou a ilha em 2018 por alcançar a menor taxa de mortalidade em sua história, com 4,0 por mil nascidos.

Em 2015, recebeu o primeiro reconhecimento mundial da Organização Mundial da Saúde (OMS) ao eliminar a transmissão do HIV de mães para filhos e das bactérias causadoras da sífilis.

Fonte:  Blog de Luiz Muller com informações do site cubano Colarebo)

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes