BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Cuba anuncia que produz antiviral contra coronavírus; medicamento já é testado na China


Em meio á pandemia de Coronavírus, a primeira esperança de cura global vem de Cuba. Um medicamento antiviral cubano está sendo produzido desde 25 de janeiro na fábrica chinesa Chang-Heber, localizada na cidade de Changchun, província de Jilin, na China.

Em sua conta no Twitter, Díaz-Canel, presidente de Cuba, comemorou o uso do medicamento cubano. “Nosso apoio ao governo chinês e ao povo em seus esforços para combater o coronavírus”, disse ele.

Até agora, sabe-se que conseguiu ser testado em mais de 1.500 pacientes e é um dos 30 medicamentos escolhidos pela Comissão Nacional de Saúde da China para curar a condição respiratória. A eficácia ainda não foi comprovada.

“O interferon alfa 2B tem a vantagem de que, em situações como essa, é um mecanismo para se proteger, seu uso impede que pacientes com a possibilidade de agravar e complicar cheguem a esse estágio e, finalmente, tenham a morte como resultado”, disse Granma ao jornal. Luis Herrera Martínez, consultor científico e comercial do grupo de negócios BioCubaFarma.

Díaz-Canel, presidente de Cuba

Apesar do bloqueio econômico, financeiro e comercial que os Estados Unidos mantêm contra a ilha do Caribe, o sistema médico cubano tem sido reconhecido internacionalmente.

Por exemplo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) parabenizou a ilha em 2018 por alcançar a menor taxa de mortalidade em sua história, com 4,0 por mil nascidos.

Em 2015, recebeu o primeiro reconhecimento mundial da Organização Mundial da Saúde (OMS) ao eliminar a transmissão do HIV de mães para filhos e das bactérias causadoras da sífilis.

Fonte:  Blog de Luiz Muller com informações do site cubano Colarebo)

Mário Adolfo Filho

Mário Adolfo Filho

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas. Com passagem por grandes jornais de Manaus, Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal de Manaus e Câmara dos Deputados.