Ir para o conteúdo

É preciso saber diferenciar o sucesso de bilheteria da qualidade de um filme. Quantas produções milionárias são extremamente questionáveis (os recentes “Jurassic World”) e outras com fraco desempenho financeiro se mostram ótimos filmes (“Moonlight”, por exemplo)?


“Capitã Marvel” arrecadou US$ 455 milhões no primeiro fim de semana, o que, sem dúvida, comprova a força da franquia nos cinemas mundiais. Por outro lado, apesar do belo discurso feminista, o filme não apresenta absolutamente nada novo, sendo uma diversão perto do esquecível logo que terminada.

O filme mostra Carol Danvers (Brie Larson), uma jovem que está ao lado dos Krees em uma luta para exterminar os Skrulls. Porém, ao retornar à Terra, ela recorda o passado vivido na Força Aérea americana e, com a ajuda de Nick Fury (Samuel L. Jackson), encara o conflito alienígena, enquanto lida com o processo de descoberta de si própria.
Dirigido pelo dupla Anna Boden e Ryan Fleck (das séries “Billions” e “Room 104”), “Capitã Marvel” cumpre à risca todos os manuais de um filme de origem: temos a protagonista levemente perdida em meio a um combate muito maior que ela imagina poder dar conta, a descoberta dos poderes, um passado nebuloso, a aliança com companheiros importantes para superar as adversidades, derrotas no meio do caminho até a confiança em si ser estabelecida para ganhar do vilão no final.

Porém, passados mais de 10 anos desde “Homem de Ferro” e após termos presenciado o excelente “Pantera Negra”, soa pouco para “Capitã Marvel” que tudo seja tão mais do mesmo. As piadas, as lutas, a história são um constante déjà-vu. Nada simboliza isso de forma mais clara como a “reviravolta” envolvendo o personagem de Jude Law: completamente sem impacto por ser bastante previsível. Nem mesmo o figurino, o design de produção e a trilha sonora com Guns, Nirvana chegam a encantar, pois, já fora feito melhor em “Guardiões da Galáxia” e até mesmo “Thor”.
O tédio não toma conta totalmente pela sequência empoderadora de Carol levantando seguidas vezes ao longo da vida: ali, “Capitã Marvel” mostra algo novo dentro do Universo Marvel e até faz esquecer momentaneamente como demorou para vermos uma protagonista mulher nos filmes do estúdio. É o tipo de mensagem que mostra para meninas de diversos cantos do mundo o seu poder acima de qualquer tentativa de repressão, enquanto uma nova geração de meninos pode despertar para uma maior empatia e colaborar para um mundo mais justo. 

Sonho? Talvez, mas, por que não?
Por fim, destaca-se o ótimo trabalho de Brie Larson, carismática, divertindo-se demais e segura como heróina, e um Samuel L. Jackson cada vez mais levando tudo na zoeira. Com as pequenas explicações para alguns mistérios do Universo Marvel – a origem do tapa-olho de Fury pode ser frustrante para muita gente – e uma cena pós-crédito de ponto de partida para “Vingadores: Ultimato”, “Capitã Marvel” até permite sair com a sensação de que é um bom filme.
No fundo, porém, trata-se de uma obra mediana salva por uma única boa cena de fato. Isso independente dos milhões (bilhões, talvez) que ganhe nos cinemas mundo afora.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes