Ir para o conteúdo

Criminosos aplicam golpes usando a imagem do diretor-técnico do Detran-AM

Criminosos estão utilizando a imagem do diretor técnico do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) para aplicar o golpe da venda de veículos por falso leilão e de facilitação para obtenção de Carteira de Habilitação. Essa não é a primeira vez que esse tipo de crime acontece.  Antes, os golpistas usavam a imagem do então diretor-presidente do órgão,  delegado Rodrigo Sá, que deixou a função no final de março.

Com a mudança na direção do Detran-AM, os criminosos atualizaram o golpe e criaram um perfil falso no Facebook e no WhatsApp com a imagem do diretor técnico. "Os criminosos são tão caras de pau que nem perceberam que eu não sou o diretor técnico e não diretor-presidente, como colocaram no perfil falso", disse David Fernandes, diretor técnico do Detran-AM.

Os golpistas estão utilizando a imagem de Fernandes e se apresentando como diretor-presidente para abordar as vítimas tanto pelo WhatsApp quanto pelo Facebook. Eles enviam um texto pelo WhatsApp oferecendo um “esquema facilitado” para adquirir um veículo ou obter uma CNH.

Diante do golpe, David Fernandes fez um vídeo e postou nas suas redes sociais. “Façam as coisas de forma correta. As pessoas só caem no golpe porque tentam se beneficiar de forma errada. O Detran tem o leilão, que é publicado no site do órgão, onde possui todas as explicações. Não tem ninguém do departamento vendendo habilitação, moto ou qualquer coisa", enfatizou Fernandes.

Evite golpes

O Detran Amazonas alerta, novamente, a população, para que não caia em golpes dessa natureza.

O procedimento correto para adquirir um veículo do Detran-AM é através de leilão, que tem a lista dos bens negociados publicados em edital. Todos os editais de leilão são postados no site do Detran-AM com as regras para obtenção dos mesmos. Tudo o que for oferecido diferente do edital é golpe.

Além disso, os veículos leiloados pelo Detran ficam expostos para visitação e só são comercializados por meio de lances através do site da empresa leiloeira oficial do órgão, que atualmente é "WR Leilões". Qualquer tentativa de combinação de preço para adquirir o veículo é indicativo de golpe.

“O Detran não usa número de telefone para avisar alguém sobre o leilão. Isso é feito no site e nas redes sociais do Detran, além do site do leiloeiro oficial. A visitação, atualmente, é feita no município de Iranduba, no pátio do leiloeiro Wesley Ramos”, alertou a gerente de leilões do Detran, Gleice Barros.

O Departamento de Trânsito orienta quem foi lesado pelos golpistas a procurar a Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), por meio do telefone (92) 3239-3780.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes