Ir para o conteúdo

Crimes contra criança têm redução de 38% em Manaus durante pandemia

Manaus registrou uma redução de de 38% no número de crimes cometidos contra crianças e adolescentes no primeiro semestre de 2020, de acordo com o Sistema Integrado de Segurança Pública da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Os dados mostram que nos entre os meses de janeiro e junho deste ano, foram registrados 5.237, contra 8.478 registros no mesmo período do período do ano passado. Segundo a polícia, queda está ligada à quarentena neste período de pandemia do novo coronavírus.

A tiitular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), delegada Joyce Coelho explicou que o isolamento social contribuiu de forma significativa para a redução, já que esses crimes, segundo ela, acontecem na maioria das vezes dentro de casa, mas são comentados apenas em locais públicos, como a escola.

“Os crimes contra crianças e adolescentes são praticados, na sua maioria, por familiares. Então, quer dizer que elas ficaram em isolamento com seus agressores. A criança quando é abusada por familiares só fala sobre o crime em ambientes externos, como na escola, por exemplo”, disse a delegada.

Ainda de acordo com os dados, desde o início da pandemia, caiu também o número de relatos desses crimes ao Departamento de Prevenção à Violência (DPV) da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Nas ações voltadas a este público, nas escolas, as vítimas falavam sobre os crimes. Com a pandemia, as ações foram reduzidas e o departamento segue apenas com os atendimentos psicossociais.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes