Ir para o conteúdo

Criadores de pássaros são detidos e aves apreendidas na zona oeste de Manaus

O Batalhão de Policiamento Ambiental (BPamb), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), apreendeu seis pássaros silvestres, nesta terça-feira (05/01), no bairro Tarumã, zona oeste da capital amazonense. Na ocorrência, quatro criadores das aves foram conduzidos ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

Ao chegarem ao local, os policiais encontraram o grupo realizando um treinamento em ambiente natural. De acordo com o titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), Herbert Lopes, “os criadores foram detidos por levarem os pássaros para local não permitido pela legislação, mesmo para treinamento”.

Na ocorrência, quatro criadores das aves foram conduzidos ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP)

“Os criadores estavam legalizados para a criação dos pássaros, mas a permanência em ambiente de mata está expressamente proibida na licença ambiental do Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas)”, disse.

Conforme o delegado, embora não haja proibição de transitar com a ave legalizada, não está permitido levá-las a ambiente natural para treinamento ou qualquer outra justificativa.

Os homens assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), que é a previsão legal, e foram liberados. O Batalhão Ambiental alerta a população que criar, guardar, transportar, capturar ou caçar animais silvestres, sem autorização de órgão ambiental competente, configura crime ambiental.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes