Ir para o conteúdo

Covid-19: UBS Fluvial da prefeitura atende comunidade ribeirinha

Como parte das ações de enfrentamento ao novo coronavírus, a Unidade Básica de Saúde Fluvial Dr. Antonio Levino chegou nesta sexta-feira, 29/5, à comunidade Bela Vista do Jaraqui, a maior entre as 15 da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, no rio Negro. Além dos serviços básicos de saúde oferecidos pela Prefeitura de Manaus, as quase cem famílias da área tiveram acesso a testes rápidos para a Covid-19.

“Onde houver um cidadão manauara, vamos levar os serviços básicos da prefeitura, principalmente, em um momento que nos exige forças para enfrentarmos esse vírus. Aproveito para agradecer também aos nossos valorosos profissionais de saúde, guerreiros e guerreiras que estão na linha de frente desse combate, no caso da UBS Fluvial, até abdicando de tempo com suas famílias, para levar saúde aos cantos mais distantes Manaus”, declarou o prefeito Arthur Virgílio Neto.

A UBS Fluvial iniciou a missão de levar os serviços de saúde às comunidades na última quarta-feira, 27/5, e seguirá em viagem até a próxima quinta-feira, 4/6. A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), responsável pelo serviço, é de que pelo menos quatro mil pessoas, de 40 comunidades, sejam atendidas em nove dias de viagem que a unidade fluvial deve percorrer.

“Essa pandemia é algo novo, que estamos aprendendo a lidar. Nesse primeiro momento, nossa prioridade são pessoas que apresentam alguma síndrome respiratória, sintomas como gripe e falta de ar, sem esquecer os demais, claro. Esse período é complicado, porque mesmo os ribeirinhos estando em localidades distantes, têm o costume de ir a Manaus. É preciso todo um cuidado”, observou o diretor da UBS Fluvial, Assis Cavalcante, servidor da Semsa há 15 anos, reforçando ainda o agradecimento aos colegas de saúde.

Entre os demais serviços oferecidos pela UBS Fluvial, além de testes para a Covid-19, estão atendimentos médicos, pré-natal, entrega de medicação, vacina contra a influenza, exames de gravidez, testes de HIV e sífilis, entre outros. A equipe conta com 14 profissionais de saúde, incluindo médico, enfermeira, técnicos de enfermagem e farmacêutico.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes