Ir para o conteúdo

Covid-19: UEA desenvolve mapa que permite população sinalizar casos da doença

O projeto "COVID19MAP" criado pelo professor Dr. Fábio Silva e pelo aluno Victor Yan, do curso de Sistema de Informação, da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), tem ajudado a população do Amazonas. Através do site covid19map.com.br, qualquer pessoa pode sinalizar, por meio de um computador ou celular, que está com Covid-19, informar se precisa de ajuda ou se pode oferecer ajuda. O programa tem a proposta de rastrear focos da doença, com o objetivo de controlar o vírus e os impactos causados na vida dos amazonenses.

A tecnologia consiste em um mapa que é atualizado pela própria população, que indica sua situação de saúde em relação à doença. Através da tecnologia de rastreamento por GPS, uma notificação é criada sinalizando o estado da pessoa no mapa. A cada semana o software relembra o usuário de atualizar o seu estado.

O professor Dr. Fábio Silva relata que no momento da criação do projeto, buscava uma maneira de ajudar a população, "eu estava muito preocupado com a situação da população de Manaus, principalmente com o aumento no número de casos, cada vez mais. E eu pensei na possibilidade de criar uma ferramenta que pudesse ajudar a população no enfrentamento à Covid-19", explicou Silva.

O aluno Victor Yan conta que em conversas com o professor se interessou pelo projeto e ajudou na implementação de outra funcionalidade: oferecer e pedir ajuda, "na versão atual, você consegue oferecer ajuda, por exemplo, oferecendo remédios, cestas básicas ou procurar ajuda, porque tem muita gente que está precisando desse recurso, então a gente faz essa ponte entre quem precisa de ajuda e quem oferece ajuda", contou o estudante.

O professor explica ainda que o site é repleto de gráficos e possui estatísticas de comunidades ribeirinhas e indígenas. "O aplicativo também gera estatísticas e gráficos, de modo a permitir que os gestores da saúde possam, através desses, ter uma compreensão a respeito da incidência da pandemia em relação a determinadas comunidades. Essas estatísticas são geradas a partir da própria população".

Aplicativo permite que população peça e ofereça ajuda, através do rastreamento por GPS

Aplicativo

O projeto ainda possui uma versão em desenvolvimento exclusiva para Android, "nós já estamos trabalhando para desenvolver um aplicativo para android, uma nova versão, que vai permitir que as pessoas possam acessar o mapa e as mesmas funcionalidades do aplicativo que está na web hoje em dia", afirmou o professor.

Formação

Victor é aluno do 4° período do curso, o estudante relata que a oportunidade é única e que se sente muito feliz de poder fazer parte do projeto, "esse projeto é muito importante, por causa do impacto que ele vai ter na vida das pessoas, e é uma chance que eu tive para demonstrar o que eu já tinha aprendido na faculdade", comemorou o estudante.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes