Ir para o conteúdo

Nesta quinta-feira, 16/08, começa efetivamente a campanha eleitoral de 2018, conforme calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e os candidatos ao cargo de governador do Amazonas vão às ruas conquistar os votos. Três dos candidatos optou para iniciar o corpo a corpo já no primeiro dia de campanha, são os casos de Omar Aziz (PSD), que vai para a zona Norte; David Almeida (PSB), em Manacapuru; Sidney Cabral (PST), que vai caminhar na Djalma Batista. Já Wilson Lima (PSC) e Berg da UGT (Psol) vão dar entrevistas e participar de um evento realizado pelo Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon). O candidato à reeleição, Amazonino Mendes (PDT), vai despachar na sede do governo e depois grava o programa eleitoral.

A metamorfose de Rebecca

Aliada de David Almeida (PSB) na eleição suplementar do ano passado, Rebecca Garcia que mudou de lado e será vice de Amazonino Mendes (PDT), anda cutucando o ex-parceiro. Em vídeo postado no Facebook do governador, ela ressalta a experiência de Amazonino e diz que ele pegou o Estado numa situação difícil, “mas está arrumando a casa”.

Injusta

Vale lembrar que  David encontrou o Estado no “vermelho”, com um déficit orçamentário-financeiro de R$ 698 milhões, mas, surpreendentemente, em plena crise,  entregou o governo,  144 dias depois,  com superávit, no azul e com dinheiro em caixa: R$  450 milhões. Logo, a crítica de Rebecca não é justa.

David era o cara

Não era bem isso que Rebecca pensava da administração do então governador interino, David Almeida. Veja o que ela em 25 de junho de 2007.

— O governador, em pouco tempo, conseguiu resultados positivos na sua gestão, por entender que é possível, sim, ajustar a máquina sem cortar serviços.

Língua falou…

Em outro momento, ela disse que, junto com David, iria “virar a página” da história do Amazonas, sepultando para sempre o que ela chamou de “ política velha”. Essa política que hoje ela defende e é aliada.

Decisão do PSB

Por falar em David, mesmo após pressão da executiva nacional do PT, a Coligação Renova Amazonas, encabeçada por ele, não vai aceitar o ingresso da senadora Vanessa Grazziotin (PC do B) na chapa.

Justificativa

A justificativa dada por David e pela liderança do PSB no Estado é que o prazo para homologação da chapa se encerrou no último dia 6, 24 horas depois da convenção da sigla, que definiu o petista Jorge Guimarães como vice, e o vereador Chico Preto (PMN) como candidato ao Senado.

Sorte, Vanessa!

Em entrevista a uma rádio local ontem (15), David Almeida desejou sorte à Vanessa, mas reiterou a decisão de ter a parlamentar no seu palanque.

Guerra santa

A Igreja da Restauração, do apóstolo Renê Terra Nova, terá dois candidatos a deputado federal nesta eleição. O vereador de Manaus, Marcel Alexandre (PHS) e o pastor Nilmar (PSC).

Inferno ou  purgatório

Além de dividirem os votos dos fieis, eles irão apoiar candidatos diferentes ao governo. O primeiro fará palanque para Amazonino Mendes (PDT) e o segundo para Wilson Lima.

Mudou o discurso

Por falar em Restauração, na política nem “abençoado” escapa da cooptação. O líder da igreja, Rene Terra Nova, que outrora jurava lealdade a Eduardo Braga (MDB) desta vez pedirá votos para Amazonino, a quem sempre foi um crítico ferrenho.

Salve! salve!

O jornalista Eduardo Monteiro de Paulo será candidato a deputado estadual pelo Partido da República (PR). Dudu, como é carinhosamente chamado, volta a se aventurar na política após um longo tempo afastado.

Tente outra vez

Dudu foi vereador de Manaus entre 1993 a 1996. E parece que não gostou da experiência pois saiu dizendo que nunca mais queria saber disso.

Libras obrigatórias

A Procuradoria Regional Eleitoral no Amazonas instaurou um Procedimento Administrativo para acompanhar se os partidos políticos irão disponibilizar tradutores de Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante a propaganda eleitoral na televisão.

Inclusão

Projeto de Lei de autoria da vereadora de Manaus Joana D’Arc (PR), que tramita na Câmara Municipal de Manaus (CMM) quer conceder o direito a travestis ou transexuais de terem nome social junto a cadastros de órgãos do Poder Público da capital amazonense.

Mirem-se no exemplo

O deputado estadual José Ricardo (PT), que é candidato a deputado federal, está dando um grande exemplo. Informou que vai devolver o veículo a que tem direito como parlamentar e não utilizará a verba indenizatória do custo com telefonia móvel durante o período de campanha.

 

EM ALTA

Aline Colares,  a primeira aluna com Síndrome de Down a se formar no curso de Educação Física na PUCRS, em Porto Alegre. A jovem, de 29 anos, se formou na semana passada depois de oito anos e meio de estudo. Filha da costureira Iara, 62 anos, e do eletrotécnico aposentado Antônio, 63, ela entrou na universidade logo depois de concluir o Ensino Médio.

EM BAIXA

O comediante Stephen Fry,  os Estados Unidos, se chocou com as opiniões do deputado federal Jair Bolsonaro sobre a causa gay no Brasil. Na entrevista para o documentário “Out there”, sobre o avanço da homofobia no mundo, atualmente em exibição na BBC, o deputado afirmou que “nenhum pai tem orgulho de ter um filho gay” e “nós, brasileiros, não gostamos dos homossexuais”. O político também avisou que está pensando em organizar uma passeata do orgulho hétero, mas que não convidaria seu entrevistador.

CHARGE: MALIKA/ EM TEMPO

 

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes