Ir para o conteúdo

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) saiu machucada das violentas manifestações que sacudiram o Planalto Central, nesta quarta-feira, 24. Vanessa saiu do plenário para se solidarizar com os manifestantes que estavam sendo reprimidos pelo pelotão de choque e levou uma rajada de spray de pimenta no rosto, além de respirar o gás de bombas de efeito moral.

Testemunho

O estado em que ficou a pele da senadora pelo Amazonas foi relatada na tribuna do Senado pelo senador Paulo Paim (PT-RS).

— Foi a primeira vez que cheirei spray de pimenta e bombas de efeito moral. É horrível! – protestou Paim.

Rebecca dá o troco

A ex-deputada federal Rebecca Garcia deu o troco. Disse que sua exoneração da Suframa foi uma “decisão política”.

Quer distância

Mas, segundo a ex-superintendente, isso foi até bom, por- que, na atual situação, “não dá mais para compor com o governo envolvido em acusações pesadas como as da JBS sobre o presidente Michel Temer”.

Querido diário

Apesar de não estar mais no cargo, Becca vai continuar trabalhando no relatório sobre a sua gestão, que começou em outubro de 2015.

Escudo

Esse relatório, que será apresentado aos órgãos de controle, também servirá como um escudo ao que pode vir daqui em diante.

— Afinal, minha exoneração foi uma decisão puramente política! – desabafou.

Prós e contras

Enquanto Rebecca Garcia era exonerada, o senador Eduardo Braga (PMDB-AM), seu principal aliado, comunicava que o plenário do Senado aprovara, na noite desta terça-feira (23/5), o Projeto de Lei de Conversão no 13/2017, que institui as taxas de Controle Administrativo de Incentivos Fiscais (Tcif) e de Ser- viços (TS) em favor da Suframa

Articulador

— O projeto resgata o papel da Suframa como órgão de desenvolvimento da Amazônia Ociden- tal – Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima –, afirmou Braga, que articulou a tramitação e aprova- ção do projeto.

Nova era?

Talvez o senador Eduardo Braga não soubesse da saída de Becca. Isto porque, em suas próprias palavras, “a autarquia voltará a ter capacidade de investimento em obras de infraestrutura, que levarão vários benefícios a muitos Estados e municípios”.

— Será uma nova era para um organismo que toca um grande projeto, a Zona Franca de Manaus –, apostou o padrinho de Rebecca.

Medo de cadeia

O presidente Michel Temer topa renunciar, desde que não seja preso. Quem garante a bomba é o núcleo de seus aliados, que buscam, desde o fim de semana, uma solução para a crise, que permita a renúncia e dê a ele garantias de que não irá para a prisão.

Duas saídas

De acordo com o jornal “O Globo”, o presidente já teria concordado com a ideia. As opções são o indulto ou pedido de asilo.

FHC e Sarney

Essas duas saídas foram dis- cutidas nas últimas horas. Entre os articuladores estão José Sarney, Fernando Henrique Cardoso, Romero Jucá e Renan Calheiros.

Chamar quem?

Mas antes de qualquer to- mada de posição é preciso, primeiro, encontrar um nome de consenso para substituir Temer, em eleição indireta E aí é que está o nó: Quem? Quem? Quem?

Índio quer faculdade

No começo do segundo se- mestre, o deputado Francisco Gomes (PSD) promete entregar o projeto que propõe a criação da Universidade Indígena do Amazonas.

A primeirona

Ainda em fase de estudo, Gomes diz que se o governo comprar a ideia, a Universidade Indígena será construída em Tabatinga ou São Gabriel da Cachoeira. E será a primeira da América Latina.

 

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes