Ir para o conteúdo

Os limites da solidariedade

Manaus já não tem onde meter tanto índio venezuelano. Aproximadamente 500 indígenas warao foram transferidos para um alojamento no bairro Coroado. Mas o local só tem capacidades para 300 pessoas. Ontem, a secretária Regina Fernandes, de Assistência Social, corria da sala para a cozinha quando foi informada que chegaram mais 13 índios venezuelanos e hoje devem chegar mais 70. A secretária também foi informada que, em Roraima, 300 estão tentando comprar passagens áreas para Manaus.

Solidariedade

O povo amazonense é solidário e generoso. Mas tudo tem seu limite. Hoje já existe um anseio na sociedade para estancar esse campo de refugiados venezuelanos.

Sem controle

A situação está saindo de controle por uma série de fatores. Por exemplo, de acordo com os assistentes sociais, os venezuelanos se recusam a tomar vacina, serem examinados ou medicados.

Desperdício

Parte da comida que eles receberam generosamente do povo amazonense, quando estavam na rodoviária, vinha sendo atirada no lixo, tamanha era a quantidade.

Sacolinha

Na verdade, o que os índios gostam mesmo é de ir para as ruas pedir uma moedinha no trânsito da cidade. De acordo com dados dos assistentes sociais, no fim da tarde eles vão ao Centro trocar as moedas por cédulas. E chegam a faturar, em média, mais de R$ 200 por dia.

Vem pra cá

Quer dizer, diante de uma acolhida dessas, os warao estão pegando o telefone e fazendo o convite:

— Amigo, venga para cá. Terra muy buena!

Ao mestre com carinho

O governador David Almeida (PSD) se reuniu, na tarde de ontem, dia 5, com dirigentes do Sinteam, na sede do governo, para conhecer de perto as demandas dos professores.

Listão

Eles reivindicam reajuste de 30%, que a contribuição de 6% para o vale-transporte seja extinta, que o plano de cargos da categoria seja posto em prática e que o valor do percentual da alimentação seja igualado ao da sexta básica no Amazonas.

Impacto na babita

O governador fez questão de reforçar que está disposto a negociar com a classe e que já solicitou um estudo da Seduc para verificar o impacto dessas demandas no orçamento.

Boa notícia

O deputado Serafim Corrêa (PSB) mostrou números na tribuna da Assembleia, comprovando que a situação de repasse de dinheiro para os municípios do Amazonas melhorou muito.

Chororô

DeacordocomSerafim, cresceram as transferências tanto do Estado quanto do governo federal. Somadas, isso representa um total de R$ 67 milhões.

X

— Portanto, os prefeitos do interior têm que acabar com a choradeira e começar a trabalhar –, cutucou “Sarafa”.

Desculpas

Sem dúvida, foi um gesto de grandeza o presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Wilker Barreto (PHS), reconhecer que foi descortês com a vereadora Joana D’Arc (PR).

Foi mal

Wilker referia-se ao episódio em que negou questão de ordem à parlamentar, durante sessão plenária da última terça-feira (30).

— Fui um pouco rude com Vossa Excelência, porque eu queria fazer cumprir o regimento. O clima já estava exaltado, faz parte do parlamento –, desculpou-se.

Aposentados

De 21 Estados, apenas três aderiram à Previdência. Em outros 18 Tribunais de Justiça, a folhadepagamentodosaposen- tados é paga pelos Tribunais.

*Coluna publicada originalmente pelo jornal Em Tempo

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes