Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Um dado na primeira pesquisa de intenções de votos da DMP/Rede Tiradentes, divulgada na manhã desta sexta-feira, 21/09, fez com que internautas e correligionários de alguns candidatos passassem a questionar os números pelas redes sociais. Isso porque a soma dos percentuais de cada um dos sete candidatos ao Governo do Estado, mais os brancos, nulos e os que não souberam opinar, chegou a 102%. O Blog do Mário Adolfo entrou em contato com o radialista e empresário Ronaldo Tiradentes, que disse que não há erro, mas sim um arredondamento das casas decimais, o que provoca a diferença na somatória.

“A explicação é a seguinte: Nenhum candidato tem pontuação precisa. O resultado sempre fica dentro das casas decimais, tipo 0,6 – 0,7. Para facilitar a leitura e entendimento, a DMP arredonda sempre para cima. No arredondamento, o que deveria ser 100% acabou ficando em 102%, o que não anula a seriedade da pesquisa. Quem tenta desqualificar resultado de pesquisa é aquele que não tem competência para estar entre os primeiros. Já estamos habituados a este tipo de questionamento em véspera de eleição. O resultado final da eleição sempre confirma nossos números. Aguardemos o dia 07/10”, disse.

“A DMP reafirma seu compromisso com a isenção e honestidade com os seus resultados” (Ronaldo Tiradentes)

Mário Adolfo Filho

Mário Adolfo Filho

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas. Com passagem por grandes jornais de Manaus, Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal de Manaus e Câmara dos Deputados.