Ir para o conteúdo

Conselho diz que apenas 30% das vagas do Mais Médicos foram preenchidas no AM

O presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (COSEMS-AM), Januário Neto, informou nesta segunda-feira (26) que os médicos brasileiros inscritos no Mais Médicos, até aqui, manifestaram interesse por apenas 30% da vagas do programa no interior do estado. A s informações foram divulgadas pelo Portal Estado Político.

Segundo Januário, que é secretário do município de Manaquiri, o desinteresse dos médicos brasileiros preocupa e o risco de desassistência médica no interior após a saída dos profissionais cubanos é real.

“Apesar da veiculação de notícias de que 95% vagas (no país) já estão preenchidas, no Amazonas, hoje, somente 30% das vagas estão preenchidas. Em municípios como Santo Antônio do Içá, na região do Alto Solimões, não tem nenhum médico inscrito”, disse Januário.

A preocupação do presidente do COSEMS-AM foi externada durante reunião com o governador eleito Wilson Lima (PSC), na manhã desta segunda-feira. No encontro, Januário entregou ao futuro governador uma carta com reivindicações da categoria para a área de saúde no interior.

Balanço atualizado do Ministério da Saúde aponta que 97,2% das vagas do novo Edital do Programa Mais Médicos já foram preenchidas. Até às 12h desta segunda-feira, são 30.734 inscritos com registro (CRM) no Brasil. Há 322 vagas para o Amazonas. A inscrição vai até 7 de dezembro pelo site maismedicos.gov.br.

O governo cubano desistiu de seguir participando do programa no Brasil depois de declarações depreciativas do presidente eleito Jair Bolsonaro sobre o regime cubano e a qualificação profissional dos médicos.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes