Ir para o conteúdo

Conheça os atletas amazonenses que estão no Pan-Americano no Chile

Em diferentes modalidades oito atletas estão representando o Estado nos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos em Santiago 2023

Pedro Nunes, natural de Parintins, é uma das promessas no lançamento de dardo

Os Jogos Pan-Americanos em Santiago 2023 iniciam na noite desta sexta-feira (20/10), e o Brasil será representado por uma equipe diversificada, composta por atletas de 41 países, em 58 modalidades. Dentre eles, um grupo de oito talentosos esportistas amazonenses se destacam, representando o estado do Amazonas em Santiago, no Chile.

“Os atletas amazonenses têm se mostrado com um futuro promissor, a participação dos esportistas nessa competição no Chile é motivo de orgulho para o Amazonas. O governo Wilson Lima tem investido fortemente em nosso esporte, resultando em destaques, como esses oito atletas”, disse Jorge Oliveira, secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).

Pedro Nunes, Lucas Galvão e Maria de Fátima do halterofilismo são membros do Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024, representando o estado nos jogos.

Pedro Nunes, natural de Parintins, é uma das promessas no lançamento de dardo. Ele detém o recorde brasileiro de 83,89 metros, conquistado no Grande Prêmio do Brasil (GP Brasil) e busca alcançar uma vaga para as Olimpíadas em 2024.

Maria de Fátima do halterofilismo, se classifica com a 6° melhor marca do mundo em sua categoria. Lucas Galvão, outro talento no halterofilismo, que iniciou sua jornada esportiva aos 13 anos, é detentor da medalha de bronze no Parapan-Americano de Lima, em 2019, e agora busca o lugar mais alto do pódio este ano.

Margareth Bahia desempenha um papel fundamental nos Jogos Pan-Americanos de 2023, como treinadora da delegação brasileira na modalidade do lançamento de dardo. Outra representante do norte, é a árbitra assistente Anne Kesy, que também fará sua primeira participação nos jogos, em Santiago.

Além desses atletas, o Amazonas também está representado por outros talentos nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, Mikaela Almeida, atleta de Badminton; Guilherme Marcião da Costa, em busca do título no Tênis de Mesa e Elielton Lira de Oliveira, do Judô.

A competição
Os Jogos Parapan-Americanos Santiago 2023 serão realizados somente em novembro, entre os dias 16 e 27, também na cidade de Santiago, no Chile. A competição reunirá cerca de 2 mil atletas de 20 países, em 17 modalidades esportivas. O Amazonas será representado pelos atletas Lucas Galvão e Maria de Fátima, ambos do halterofilismo.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes