Ir para o conteúdo

Comissão de Saúde da CMM fará levantamento de óbitos por coronavírus em hospitais particulares

O presidente da Comissão de Saúde (Comsau), da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Marcelo Serafim (PSB), vai fazer um levantamento dos óbitos por coronavírus nos hospitais particulares de Manaus e encaminhar o documento para o Ministério Público de Estado do Amazonas (MPE/AM). O anúncio foi feito no início da Sessão Plenária Virtual desta quarta-feira (10/6), após a denúncia feita pelo vereador Hiram Nicolau (PSD), de que o Hospital Hapvida, estaria encaminhando seus pacientes com covid-19 para os hospitais públicos.

De acordo com Marcelo Serafim, dados preliminares apontam que o Hapvida é o hospital com mais óbitos por coronavírus na cidade. “Tenho alguns dados em mãos que apontam o Hospital Rio Negro, do plano de saúde da Hapvida, como o que mais tem mortes por conta deste vírus, mas vou fazer um levantamento e apresentar na próxima segunda-feira (15/6) e, após isso, pedir que o MPE apure”, detalhou o parlamentar.

O vereador Elias Emanuel (PSDB) também vai apresentar um requerimento convidando o presidente da Hapvida, Jorge Pinheiro, para que esclareça as denúncias. “Peço o apoio dos parlamentares para aprovarmos o requerimento e nos reunir no seio da Comissão de Saúde, para que seja esclarecido porque um hospital que cuida de 250 mil vidas, tem 80 leitos, não recolhe impostos, tem um taxa tão alta de mortos, além de saber o motivo pelo qual está encaminhando seus clientes para os hospitais públicos”, pediu Elias Emanuel.

Para o vereador Bessa (SD) é necessário que a Câmara seja firme quanto a este tema e cobre as explicações devidas. “Compartilho da indignação do vereador Elias Emanuel. Este é um hospital que não recolhe impostos e, mesmo assim, oferta um serviço de péssima qualidade para o povo manauara. Temos que ter pulso e cobrar as respostas”, reforçou o vereador.

Segundo Hiram Nicolau, que fez a denúncia na sessão de terça-feira (09/6), o Hapvida está encaminhando seus clientes para os hospitais públicos e negligenciando atendimento, o que é grave e precisa ser apurado. O vereador ainda enfatiza que os dados que serão levantados pelo vereador Marcelo Serafim, serão menores do que é de fato.

“Os dados são muito maiores. Esse hospital tem negligenciado o atendimento. Muitos pacientes morreram em casa ou nos hospitais públicos, portanto, os dados que chegarão aqui ainda será abaixo do que realmente é”, afirmou Hiram.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes