BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Com segurança e medidas de prevenção contra Covid-19, Vestibular da UEA iniciou neste domingo


Seguindo todas as orientações de segurança e prevenção contra a Covid-19, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) iniciou, neste domingo (30/05), a aplicação das provas do Vestibular 2020, acesso 2021, na capital e no interior do Estado. Neste primeiro dia do certame, foi realizado o exame de conhecimentos específicos. O gabarito estará disponível na próxima terça-feira (01/06), no site da UEA.

Devido à pandemia da Covid-19, neste ano foi obrigatório o uso de máscara. As provas foram realizadas em um número maior de escolas para garantir o distanciamento entre os candidatos, conforme orientação preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de combate à doença.

“O primeiro cuidado de todos é o uso permanente, contínuo das máscaras. Não abrimos mão da máscara. A segunda questão é a do afastamento, usamos um número muito grande de salas esse ano para que pudéssemos manter um total de, no máximo, 16 alunos por sala de aula, que é um número seguro com bastante afastamento”, ressaltou o reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa.

Certame oferece 1.526 vagas, sendo 1.059 para a capital e 467 para o interior

Vagas Vestibular

Os mais de 35 mil candidatos inscritos no Vestibular disputam 1.526 vagas, sendo 1.059 para a capital e 467 para o interior. Além disso, são ofertadas 99 vagas para alunos indígenas e 153 vagas para Pessoa com Deficiência (PcD). Neste ano, são disponibilizados 40 cursos regulares.

Determinação

Conciliando trabalho e estudo, a profissional da saúde, Keisiane de Freitas, contou como foi o planejamento para se preparar para o Vestibular. “Como estamos vivendo um momento atípico, uma pandemia, tive que organizar bem meu tempo para trabalhar e estudar nas horas de folga. Estou tentando uma vaga para Medicina e acho que desta vez o sonho se torna realidade”, explicou.

Há um ano se preparando para o concurso, Camile Dias, também explicou a rotina para conquistar uma vaga na universidade pública. “Estou com a consciência de que fiz o necessário para passar. Estudei todas as matérias e revisei todo o conteúdo informado para o certame deste ano. Me dedicava 4h por dia, fazendo exercícios das provas passadas do vestibular da UEA, estudando algumas apostilas e vendo vídeo-aulas. Essa é a primeira vez que faço um macro e se Deus quiser terei um bom resultado”, disse.

“Esse é o segundo ano que faço Vestibular para Medicina. Aproveitei os momentos de isolamento social devido à pandemia para acompanhar algumas aulas no site da Seduc, revisar provas, me dedicar realmente ao concurso. Estou muito ansioso, mas sei que a minha hora chegou e esse ano entro para a UEA”, disse o candidato Júlio Cesar Silva.

Abstenção

No primeiro dia do Vestibular 2020, acesso 2021, a UEA registrou 12.885 abstenções, o que representa 48% do total de candidatos inscritos no certame.

Resultado

A classificação final dos candidatos será divulgada no dia 07 de julho de 2021, além do Edital de Matrícula Institucional para ingresso no primeiro semestre de 2020.

Redação BMA

Redação BMA

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.