Ir para o conteúdo
quedaestoquesangueHemoamdoação

Com queda de 70% no estoque de sangue, Hemoam convoca doadores com urgência

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) convoca com urgência doadores de sangue de todos os tipos sanguíneos para realizarem doações, a fim de estabilizar o estoque do insumo. Nesta terça-feira (16/03), o abastecimento de sangue registrou queda de 70%. A ausência de doadores pode estar relacionada à pandemia, somada ao período chuvoso.

Desde o início da pandemia no Amazonas, o Hemoam vem enfrentando dificuldades para equilibrar o abastecimento de sangue. Em março do ano passado, a ausência de doações também acentuou a escassez no estoque, com 60% de queda.

“Estamos numa situação um pouco mais precária do que ano passado, considerando que estamos enfrentando uma versão mais grave do vírus, somado às chuvas constantes, que naturalmente acaba inibindo a saída das pessoas de suas casas. Se continuar desse jeito vamos ter que racionalizar o atendimento das demandas de sangue para os hospitais públicos e privados da capital e interior”, destacou o diretor clínico do Hemoam, Nelson Fraiji.

A situação atual dos tipos sanguíneos A+, O+ e O- é preocupante. Mais de 80% da demanda em todo estado gira em torno desses fatores. A disponibilidade de bolsas desses grupos está 70% abaixo da meta no estoque.

Nesta semana, o Hemoam começou a acionar os hospitais que recebem produtos sanguíneos do hemocentro para ajudarem na reposição dos estoques. “Sempre que um paciente precisa de sangue, é necessário um trabalho educativo da equipe de assistência junto à família desse paciente para mobilizar parentes e amigos na reposição dessas bolsas utilizadas”, explicou Fraiji.

Desconto em corrida por aplicativo

Como forma de estímulo à doação de sangue em Manaus, a empresa 99 App vem disponibilizando cupons com desconto de R$ 15 na ida e mais R$ 15 na volta de viagens com destino ao Hemoam. A parceria com a empresa de transporte por aplicativo continua valendo até a próxima segunda-feira (22/03).

Para aproveitar o desconto, é necessário inserir a palavra “DOESANGUEMAO” na aba “Cupom de desconto”, do aplicativo da 99. A promoção disponibiliza um total de 1.000 (um mil) cupons, que podem ser utilizados até o dia 22.

Como doar sangue

Para ser doador, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde. Menores de 18 anos só podem doar com a presença dos pais ou responsável legal. É preciso estar bem alimentado e apresentar documento oficial com foto. Quem contraiu Covid-19 ou outras síndromes respiratórias agudas, a doação pode ser realizada após 30 dias do desaparecimento total dos sintomas.

As doações estão sendo realizadas exclusivamente na sede da Fundação Hemoam, na avenida Constantino Nery, 4.397, Chapada. A unidade de coleta da Maternidade Ana Braga, na zona leste de Manaus, está temporariamente fechada para segurança dos doadores, em virtude da pandemia.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes