Ir para o conteúdo

Com apoio dos Tribunais de Contas, Instituto Rui Barbosa publica cartilha sobre educação e evasão escolar

O Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do Comitê Técnico da Educação produziu, em um conjunto com a Unicef e a Undime, a cartilha “Todos na Escola: Ações para promover a (re)inserção e a permanência de crianças e adolescentes no ambiente escolar”. A elaboração da cartilha visa estimular e acompanhar os entes públicos na promoção da busca ativa escolar pelos estudantes e responsáveis.

A ação conta com o apoio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), da Associação dos Tribunais de Contas do país (Atricon), e demais entidades representativas do controle externo.

“Sempre atuaremos em conjunto com esses respeitados órgãos que buscam um desenvolvimento maior em nosso país. Nossa região tem grandes peculiaridades, apresentá-las e ouvir a experiência deles trará um acréscimo fundamental para o desenvolvimento de nossa educação”, destacou o presidente da Corte de Contas, conselheiro Mario de Mello.

No material apresentado pelos órgãos, algumas estratégias, como a Busca Ativa Escolar, desenvolvida pela Unicef, são apresentados aos gestores municipais e estaduais como forma de garantir o direito fundamental à educação para toda a sociedade. A cartilha leva em consideração o cenário pandêmico e as transformações impostas na oferta de ensino público, fator que impulsionou a evasão escolar.

Foram apresentados, ainda, planos de ação detalhando abordagens necessárias para que sejam analisadas as fragilidades adequadas a cada região do país. Nos planos de ação, questões como diretrizes para implementação de estratégias, metas e prazos para atendimento, atribuições, cronogramas de reuniões e planos de comunicação são temáticas abordadas.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes