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Coca-Cola/Grupo Simões investem na redução de resíduos e lançam garrafa universal de 1L retornável

Bárbara Bravim e  Hudson Souza
Bárbara Bravim e Hudson Souza

O anúncio de um Natal solidário, que traga esperança e respeito  às origens Amazônicas, e a preocupação com o meio ambiente principalmente em relação à redução de resíduos sólidos no planeta,  marcaram o lançamento da garrafa pet retornável de 1 litro pela Coca-Cola do Brasil e Grupo Simões. O evento aconteceu na Chácara Beija-Flor, no bairro de Flores, onde os  diretores de marketing e   Trade, Bárbara Bravim e  Hudson Souza, explicaram as vantagens  da nova garrafa universal, retornável, que  oferece mais escolhas, praticidade, economia e, na questão ambiental, menos plástico e a opção da reciclagem.

Além de ajudar na preservação ambiental, agora o consumidor  vai poder  ter acesso a vários sabores de refrigerantes  com uma única garrafa.  De acordo com Hudson Souza, hoje a Coca-Cola/Grupo Simões estão com  cerca de 15% de seu  volume  de embalagens retornáveis  comercializado – em Manaus, esse percentual cresce pra 20% –, embora reconheça que as garrafas descartáveis Pet ainda são a preferência do consumidor.

— Mas isso aí vai depender da conscientização ecológica do consumidor. A projeção da Coca-Cola, que vem investindo em campanhas de conscientização ambiental é reduzir ao máximo o volume de resíduos sólidos até 2030, embora    seja quase impossível zerar o consumo de garrafas de vidro e  pet -, avalia o diretor de Marketing.

Bárbara Avim observa que já existem países , como a Alemanha, que zeraram a circulação das garrafas de pet que tanto prejuízos causam ao meio ambiente. Líder mundial em tecnologias e políticas de resíduos sólidos, a Alemanha  possui os índices de reaproveitamento mais elevados do mundo —, e quer  alcançar, até o final desta década, a recuperação completa e de alta qualidade dos resíduos sólidos urbanos, zerando a necessidade de envio aos aterros sanitários.

Portanto, o principal benefício da nova garrafa retornável Coca-Cola de 1L é a redução da emissão de carbono

Com a pandemia, o volume de lixo doméstico cresceu mais de 15%, aponta relatório da Abrelpe

A preocupação da Coca- Cola  em relação à preservação do planeta não é de agora e, nesses tempos difíceis, faz ainda mais sentido.  Com a pandemia, o volume de lixo doméstico cresceu mais de 15%, segundo estimativa da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). A destinação final de todo esse material está entre as principais preocupações quando falamos em sustentabilidade. Segundo o Relatório Abrelpe, em 2019, mais de 29 milhões (40,5% do total) de toneladas de resíduos sólidos urbanos foram destinados inadequadamente no meio ambiente.

Portanto, o principal benefício da nova garrafa retornável Coca-Cola de 1L é a redução da emissão de carbono e não geração de resíduos, haja vista que  a nova embalagem reduz  diminui a quantidade  de novas garrafas produzidas.

— Há também  o controle total sobre sua destinação após o uso, quando todas retornam para as fábricas e logo em seguida são encaminhadas à indústria recicladora – explica Barbara  Bárbara Bravim, acrescentando que, com as retornáveis, anualmente, a  empresa deixa de   colocar mais de 200 milhões de PETs no mercado.

Apresentação das novas embalagens
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