Ir para o conteúdo

Coca-Cola já patrocina o Festival de Parintins há 25 anos

A estratégia adotada pela empresa, ao levar em consideração a cultura de um mercado consumidor específico, foi bem sucedida

O Festival Folclórico de Parintins, que acontece no último final de semana de junho, é considerada a maior manifstação cultural do Norte do País. Os bois bumbás Garantido e Caprichoso levam pra arena do Bumbódromo, no interior do Amazonas, uma disputa anual que envolve todo o fascínio cultural por trás de lendas, costumes e rituais indígenas.

E um dos propulsores  desta manifestação é a marca Coca-Cola, que em 2022 completa 25 anos patrocinando a festa. Mas o que chama atenção no festival não é o fato da parceira ser a Coca-Cola. É a possibilidade da marca da empresa, vermelha, ser também azul, ao menos nesta éppoca do ano e apenas no Amazonas. Isso porque os protagonistas da festa, os bois, são representados pelas cores vermelho e azul. Logo, a Coca-Cola não poderia ter apenas uma cor.

Em entrevista realizada para um portal da internet e divulgada em junho de 2010, o vice-presidente de Relações Internacionais da Coca-Cola, Jack Correa, afirmou que a ideia e a aprovação da mesma se deram pela relevância e impacto da diversidade cultural local para a vivência social presente na região.

O processo enviado à sede da empresa na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos, terminou com um parecer favorável, fazendo de Parintins o único lugar do mundo onde a Coca-Cola usa a logo azul. O objetivo era atrair os consumidores participantes da agremiação do Boi Caprichoso que compravam as bebidas de empresas concorrentes, por conta da coloração vermelha presente nas embalagens dos produtos da Coca-Cola.

A estratégia adotada pela empresa, ao levar em consideração a cultura de um mercado consumidor específico, foi bem sucedida, pois resultou na aceitação dos produtos por parte de um subgrupo social que defendia uma ideologia com características de oposição a real informação sensorial que os produtos tinham, no caso, a cor das embalagens.

Confira as perguntas feitas pelo Blog do Máro Adolfo à Coca-Cola na semana que antecede o Festival de Parintins deste ano.

A Coca Cola em Parintins

1. Há quanto tempo a Coca Cola é patrocinadora do festival?

A Coca-Cola Brasil patrocina o Festival Folclórico de Parintins há 25 anos. A empresa tem orgulho em fazer parte desta celebração tão importante em uma das comunidades onde atua. Vale ressaltar que, por meio dele, artistas e trabalhadores da área de cultura tem o suporte da companhia no fomento das atividades inerentes ao Festival. E mesmo sem a realização da festa, nos dois últimos anos, a empresa seguiu nesse período com um aporte financeiro para a realização das lives e apoio aos artistas da cidade.

2. Por qual motivo patrocinam há tempo tanto a festa?

A Coca-Cola já está há mais de 30 anos no estado do Amazonas e nossa atuação local nos impulsiona ainda no fomento de ações/iniciativas na região. O apoio ao Festival de Parintins, que acontece há mais de duas décadas, é uma oportunidade de reafirmarmos o nosso compromisso e identificação com a cultura amazonense.

3. Quando está sendo investido este ano?

O investimento da empresa, somente este ano, soma a quantia de R$ 2,5 milhões, sendo destinado R$ 1,250 milhão para cada agremiação.

4. Qual é a importância desta parceria?

Temos um compromisso como empresa de fomentar ações na região e isso abrange o festival – ou seja, queremos que a festa seja ainda mais conhecida. Sabemos do potencial desses investimentos e temos certeza de que, mais uma vez, seremos surpreendidos com um espetáculo único e com um impacto positivo para o Estado - principalmente na geração de renda em segmentos como o turismo, cultura e desenvolvimento econômico e social. Reforçando:  nosso propósito também no estado é, como empresa, atuar para fortalecer o desenvolvimento regional e diminuir as desigualdades sociais.

Latas estilizadas pelos Bois de Parintins
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes