Ir para o conteúdo

Coca-Cola Brasil e FAS ampliam o acesso à água potável em comunidades ribeirinhas

Até o final de novembro mais cinco comunidades ribeirinhas no Amazonas terão acesso à água tratada por meio de soluções inovadoras e autossustentáveis, como os sistemas movidos a energia solar, implementada Aliança Água+ Acesso. O programa, desenvolvido pelo Instituto Coca-Cola Brasil em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e outras 12 organizações, já opera em oito estados. No Amazonas, três comunidades já são beneficiadas desde 2017.

 A primeira das novas comunidades no estado a ser contemplada com acesso à água, no próximo dia 30, será a comunidade Santa Rita, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçu Purus, em Beruri, município a 173 quilômetros de Manaus. Na comunidade foi instalado um sistema de abastecimento e tratamento de água que beneficiará 114 pessoas.

O novo sistema receberá manutenção e gestão dos próprios moradores, que serão treinados para isso. “O investimento engloba a perfuração do poço e a instalação de painéis solares e de um gerador. Sem falar na rede de distribuição e caixa d’água para cada casa, para cada morador. E caso aconteça um problema, quebrar uma bomba, eles mesmos estarão habilitados a fazer a manutenção, por meio de treinamentos”, explicou Valcleia Solidade, coordenadora do programa Água+ Acesso pela FAS.

Atualmente, a parceria entre o Instituto Coca-Cola Brasil e FAS leva água potável para mais de 200 pessoas em três comunidades ribeirinhas do Estado do Amazonas. As primeiras a terem acesso à água tratada e ao abastecimento em casa, ainda em 2017, foram as comunidades Solimõeszinhos, Marajá e Tatulândia, localizadas na RDS Puranga Conquista.

Segundo Rodrigo Brito, coordenador do programa pelo Instituto Coca-Cola Brasil, a meta do programa com a FAS no Amazonas é impactar mais 492 famílias e 1164 pessoas em outras dez comunidades ribeirinhas do estado até abril de 2019.

Novas comunidades

Na RDS Rio Negro será implantado um sistema de água com rede de destruição e tratamento, movidos a energia solar, que contemplará 115 pessoas da comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. As comunidades Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Nazaré e Santa Sofia, localizadas na Reserva Extrativista Catuá Ipixuna, receberão o mesmo sistema. O número de beneficiados nestas localidades chega a 127.

 

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes