BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

CNH pode ser renovada direto pela internet


Desde o dia 8 de junho, quando o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) retornou o atendimento presencial, a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou a contar com uma nova modalidade chamada de “renovação simplificada”, onde o usuário não precisa fazer agendamento para atendimento presencial. Ele necessita apenas pagar a taxa da clínica médica, fazer o exame e depois pegar o novo documento.

Essa nova modalidade é provisória e específica para aquelas pessoas que fizeram a última renovação nos últimos cinco anos. Nesses casos, a foto e a biometria capturadas anteriormente serão reutilizadas. Desse modo, o usuário não precisa agendar para fazer a renovação presencial da CNH.

Passo a passo - A renovação simplificada pode ser feita no site do Detran-AM (detran.am.gov.br) no botão “Pessoa Física”. Caso o usuário não tenha cadastro é necessário fazê-lo e, em seguida, associar o Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação) presente na CNH.

Se o usuário optar pelo documento impresso é necessário agendamento.

Feito isso, basta acessar a opção “Serviços de Habilitação” e depois escolher a opção “Renovação de CNH”. Em seguida será gerado a taxa para pagamento, onde já consta o número de contato da clínica médica escolhida automaticamente pelo sistema de regulação do Detran-AM. Basta o condutor ligar e agendar.

Após três dias úteis da realização do exame na clínica médica, a CNH já estará disponível para retirada física ou digital. Se o usuário optar pelo documento impresso é necessário agendamento. Caso opte pela CNH digital, basta ele usar o código de segurança disponível abaixo do nome do condutor, na área de “Serviços de Habilitação”, dentro do portal de serviços de pessoa física do Detran-AM (digital.detran.am.gov.br), e utilizá-lo no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível nas lojas de aplicativos dos smarthphones.

Redação BMA

Redação BMA

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.