Ir para o conteúdo

Círio de Manaus reúne mais de 20 mil amazonense e paraenses

Amazonenses e paraenses se uniram neste domingo, 08/10,  numa romaria de fé pelas ruas dos bairros de  Praça 14 Adrianópolis, em maias uma edição do Círio de Nazaré de Manaus.

De acordo com a Polícia Militar e os organizadores da procissão, mais de 20 mil pessoas participaram da caminhada, que saiu do Santuário de Nossa Senhora de Fátima,  na Praça 14,  e seguiu até a igreja de Nossa Senhora de Nazaré em Adrianópolis, onde foi realizada uma missa campal.

Celebração acontece no mesmo dia que o Círio de Belém

Realizada no segundo domingo de outubro, simultaneamente com a procissão de Belém (PA) – que reúne cerca de 2 milhões de pessoas –,o Círio de Nazaré de Manaus  ganha mais seguidores a cada ano que passa. O deste ano, reuniu muito mais católicos que o romaria do ano passado, no qual participaram pouco mais de 8 mil pessoas.

Por volta das 7h , com o tempo ameaçando chuva, milhares de fiéis já se aglomeravam no entorno do santuário de  Fátima.
Para  louvar a Rainha da Amazônia, muitos fiéis carregavam imagens da santa, miniaturas de casas ( promessa por alcançar a  graça de conseguir uma moradia), bandeirinhas de papel e camisetas com a imagem de Nazaré. Demonstrações de fé e muitas homenagens marcaram o percurso de 02h50,  feito pelas avenidas  Jonathas Pedrosa, Duque de Caxias, Ponte Josué Cláudio de Souza, Paraíba e Avenida Mário Ypiranga.

Mais de 20 mil pessoas de reuniram na celebração

Acompanhado por um grupo musical que tocava sobre um trio elétrico o cortejo entoou hinos de louver a Nossa Senhora, como o “Maria de Nazaré”, do Padre Zezinho, que diz assim:  Maria de Nazaré/ Maria me cativou/ Fez mais forte a minha fé/ E por filho me adotou/ Às vezes eu paro e fico a pensar/ E sem perceber me vejo a rezar/E meu coração se põe a cantar/ Pra Virgem de Nazaré…”, cantavam, num coro uníssono os fiéis. Muitos deles choravam. Outros aplicavam a força da fé na corda de 400 metros que puxa a berlinda com a imagem de Nazaré.

A romaria chegou à igreja de Nazaré às 10h50, sendo anunciada com o repicar dos sinos e estouro de foguetes. O que marcou também foi a quantidade de pessoas doando agua mineral aos romeira, porque por volta das  08h30 as nuvens ameaçadoras já havia se dissipado e o mormaço tornou a caminhada exaustiva.

Outro ponto alto do Círio de Manaus foi a organização – feita pelos catequistas de Fátima -, e o forte esquema de segurança montado pela Polícia Militar e Guarda Municipal.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes