BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Chefe vs. Gestor



Você já deve ter visto por aí muitos negócios que pareciam brilhantes e tinham tudo pra dar certo... mas não deram! Quando isso acontece sempre nos questionamos, afinal o produto ou solução eram ótimos, o preço e o time também. Qual era o problema? Podem ser vários, mas vou apontar o que se encaixa na maioria dos casos: má gestão.

Quando questionamos pessoas que dizem sonhar em empreender sobre qual a sua motivação para seguir esse caminho, a resposta é sempre unânime: "quero ser o meu próprio chefe!". Não há nada de errado em querer ser o dono do seu próprio negócio, mas essa motivação eu enxergo de forma um tanto quanto problemática.

As pessoas querem ser as próprias chefes não por querer gerir algo de fato, mas porque não querem ser oprimidas por outras. Esse é o triste retrato de um problema estrutural que está enraizado na nossa cultura, onde o oprimido sonha em ser opressor.

É importante termos em mente que um bom empreendedor não almeja chefiar equipes e dar ordens, mas sim liderar pessoas com respeito, empatia e humildade.

Um bom gestor incentiva e motiva sua equipe e faz com que eles vistam a famosa camisa da empresa, não de forma exploratória, mas porque aquelas pessoas sentem orgulho de trabalhar em um ambiente saudável.

Não seja um chefe tóxico, seja um líder que inspira. Lembre-se que o segredo para ter uma planta frondosa está em ter raízes fortes e bem adubadas, só assim ela dará bons frutos.

Esta coluna é publicada semanalmente
Redação

Redação

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.

Manaus