Ir para o conteúdo

Centros de Especialidades Odontológicas da Prefeitura de Manaus retomam atividades de forma gradativa

Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), da Prefeitura de Manaus, estão retornando gradativamente às atividades. Por causa da crise sanitária gerada pela Covid-19, essas unidades, gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), estavam atendendo somente casos de urgência, como fraturas de dentes, abscessos dentários, dor de dente intensa de início súbito e biópsia de lesões suspeitas de câncer, encaminhados pelos cirurgiões-dentistas das Unidades Básicas de Saúde (UBS), seguindo as recomendações do Ministério da Saúde.

A saúde bucal faz parte da carteira de serviços que a Semsa oferece aos usuários. “Durante os picos da pandemia, os atendimentos em odontologia precisaram ser suspensos como forma de proteger os profissionais e os usuários de uma possível contaminação. Com a situação de casos de Covid mais estabilizada em Manaus, o prefeito David Almeida sugeriu que fôssemos retomando esses atendimentos de forma gradual”, disse a titular da Semsa, Shádia Fraxe.

A gerente de Saúde Bucal da Semsa, Andréa Gomes, explicou que, em março deste ano, as UBSs passaram a encaminhar também, conforme a necessidade de tratamento especializado, mulheres em pré-natal, hipertensos e diabéticos, pacientes que são considerados eletivos essenciais, para atendimento nos CEOs. Além disso, os usuários que já estavam em tratamento estão sendo contatados para retomada e conclusão do tratamento. “Estamos trabalhando para o retorno gradativo dos pacientes eletivos ampliados, ou seja, para aqueles que não apresentam risco de vida iminente, que se tiverem o serviço adiado, não terão grandes prejuízos”, acrescentou.

A prefeitura dispõe, atualmente, de quatro CEOs, localizados nos Distritos de Saúde (Disas), e conta ainda, por meio de um convênio com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com o CEO da UEA. Para ter acesso aos serviços, o usuário precisa, de posse do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), ser avaliado por um cirurgião-dentista de qualquer UBS, que dará o encaminhamento para o serviço especializado, se necessário.

Os CEOs oferecem atendimentos especializados para usuários que buscam por serviços de saúde bucal. São referência em diversas cirurgias e estão preparados, inclusive, para atender Pessoas com Deficiência (PcDs).

Os serviços ofertados nos CEOs fazem parte da Política Nacional de Saúde Bucal, o Brasil Sorridente, que tem modificado a vida de milhões de brasileiros por meio do acesso a serviços odontológicos de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS). O tratamento oferecido é uma continuidade do trabalho realizado pelas equipes de Saúde Bucal da rede de Atenção Primária, que são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e pelo encaminhamento aos CEOs, dos casos mais complexos.

Localização dos Centro de Especialidades Odontológicas

CEO OESTE – Professor João Luís Ribeiro Mendonça (rua Comandante Paulo Lasmar, s/n°, Conjunto Santos Dumont)

CEO SUL – Doutor José Fortunato de Oliveira (rua São Lázaro, s/n°, São Lázaro, final das linhas dos ônibus 704 e 708)

CEO LESTE – Professor Doutor Jair Machado Santos da Rocha (rua J, Quadra 64, N° 7, São José Operário, Etapa B)

CEO NORTE – Doutor Rubim Sá (rua 77, n° 26, Quadra 240, Núcleo 11, Cidade Nova II - depois da escola estadual Dom Milton)

CEO UEA – Professor Graça Marrocos de Oliveira – Convênio (rua 4, Casa 5, Conjunto Celetramazon, bairro Adrianópolis, (Próximo a escola Mayara Aziz)

Serviços prestados

·         Diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca

·         Cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros

·         Periodontia especializada

·         Endodontia

·         Atendimento à pessoa com deficiência

·         Odontopediatria

·         Ortodontia (preventiva)

·         Prótese total (somente no CEO Oeste)

Documentação necessária para o atendimento

·         Cartão Nacional de Saúde

·         Encaminhamento padrão do cirurgião-dentista da Atenção Primária

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes