BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Caso de peste bubônica é registrado na China


Um caso suspeito de peste bubônica foi registrado na China, mas ainda não se sabe como esse paciente foi infectado. O fato foi registrado no domingo, 05/07, na região da Mongólia, em Bayannur, ao noroeste de Pequim.

Segundo a estatal de notícias chinesas, a Xinhua, um hospital alertou as autoridades municipais sobre o caso do paciente no sábado (4). Ontem, as autoridades emitiram um alerta de nível 3 em toda a cidade para prevenção de pragas, o segundo mais baixo em um sistema de quatro níveis. O aviso permanecerá em vigor até o final do ano, de acordo com a agência de notícias.

Apesar de ser uma das doenças mais mortais da histórias – é conhecida como a 'peste negra' e matou mais de 50 milhões de pessoas na Europa durante a Idade Média –, a doença pode ser tratada com o uso de antibióticos, ao contrário da covid-19. Segundo a BBC, a peste ainda existe em algumas regiões do mundo e nos últimos anos foram registrados surtos na República Democrática do Congo e Madagascar.

A peste ainda existe em algumas regiões do mundo

A peste é uma doença infecciosa potencialmente letal causada por bactérias que vivem em alguns animais, principalmente roedores, como a marmota, e as pulgas que habitam neles. O nome bubônica vem dos sintomas que a doença causa, como o inchaço dos linfonodos seguido pela dor e surgimento de bolhas na virilha ou na axila, além de febre e tosse.

De 2010 a 2015, foram registrados 3.248 casos em todo o mundo, incluindo 584 mortes. As autoridades locais pediram que as pessoas evitem caçar os roedores ou comê-los, evitando um novo surto de peste bubônica na Ásia.

Redação BMA

Redação BMA

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.