Ir para o conteúdo
VariantecovidcasalOmicronJanssen

Casal com ômicron em São Paulo já tinha se vacinado com Janssen

A Prefeitura de São Paulo confirmou que o casal que tem a variante ômicron do coronavírus e está na capital paulista já tinha se vacinado antes. Eles tomaram a dose única da vacina da fabricante Janssen quando estavam na África do Sul, segundo fontes oficiais da Prefeitura de São Paulo. A informação é da Band News.

Inicialmente houve uma confusão sobre essa informação porque o casal não tinha registros de vacinação no Brasil. Mas agora foi explicado que, tanto o homem de 41 anos, quanto a mulher de 37 já tinham completado a imunização no continente africano.

O casal, que reside na África do Sul, chegou ao Brasil a passeio no dia 23 de novembro e testou positivo pra covid-19 no dia 25, quando retornariam.

Atualmente, eles estão assintomáticos e em isolamento na zona leste da capital paulista, onde são monitorados por equipes de saúde da Prefeitura.

Mais três casos suspeitos de infecção pela nova variante estão sob investigação no Brasil: um em São Paulo, outro em Belo Horizonte e mais um em Brasília.

Com o fechamento de fronteiras brasileiras para voos com passagens por países africanos, quase 300 brasileiros estão retidos no continente. O Ministério das Relações Exteriores diz que acompanha todos os casos.

Ômicron no Brasil

A confirmação da presença da ômicron no Brasil foi feita nesta terça (30), após estudos do Hospital Albert Einstein e do Instituto Adolfo Lutz.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) confirmou a identificação e destacou que a entrada do casal em território nacional ocorreu antes de o país fechar as fronteiras aéreas, em caráter temporário, para voos que tenham origem ou passagem pela África do Sul.

O Instituto Adolfo Lutz também está fazendo o sequenciamento genético do exame de Covid-19 positivo do passageiro que desembarcou no sábado em um voo da Ethiopian Airlines e visitou a África do Sul. Ele não apresentava sintomas, e fez testagem no aeroporto de Guarulhos, onde mora. Ele está em isolamento e é monitorado pelas autoridades da vigilância do município.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes