Ir para o conteúdo

Casa Militar do Estado auxilia na entrega de vacinas a cidades do interior do Amazonas

O Governo do Amazonas, através da Casa Militar, deu início, nesta sexta-feira (29/01), o transporte de 13.768 doses das vacinas AstraZeneca e Coronavac para atender 15 municípios de diferentes calhas dos rios. A orientação partiu da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). Os imunizantes serão entregues às prefeituras, as quais são responsáveis pela execução da vacinação, conforme preconiza o Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde (MS).

O chefe da Casa Militar do Governo do Estado, coronel Fabiano Bó, explica que um plano logístico foi elaborado, de forma a realizar as entregas o mais rápido possível. O Amazonas possui 62 municípios, já contando com a capital. As demais prefeituras providenciaram o envio por conta própria.

Órgão também realiza o transporte de pacientes que voltam para Manaus após tratamento da Covid-19 em outro estado.

Uma equipe de seis pessoas que integram o Departamento de Aviação da Casa Militar, participa da entrega, que será feita de duas formas. A primeira, com aviões de médio porte, que acessarão municípios com pistas de pouso mais longas. Já as cidades com pistas precárias, receberão os imunizantes através de anfíbios, aeronaves capazes de pousar na água.

A Casa Militar tem atuado no apoio logístico à entrega de vacinas desde a chegada do primeiro lote de imunizantes ao Amazonas, ocorrida também em janeiro. Na ocasião, as vacinas destinadas aos municípios foram produzidas pela Sinovac/Butantam. Foram contemplados, à época, 22 cidades. “Neste novo plano, além das 22 anteriores, também abasteceremos Tabatinga”, explicou Fabiano Bó.

Ele também destacou que a destinação de insumos hospitalares e de cilindros de oxigênio medicinal ao interior, estão sendo apoiados pelo órgão, possibilitando o abastecimento de hospitais regionais e a oferta de terapia aos moradores diagnosticados com a Sars-Cov-2.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes