Ir para o conteúdo

Carros antigos do Fusca Clube atrai apaixonados por automóveis na Feira da Eduardo Ribeiro

A sensação deste domingo (17) da Feira de Artesanatos e Produtos do Amazonas foi a exposição de carros antigos do Fusca Clube de Manaus, reunindo modelos antigos e  raros de automóveis, não só Wolkswagen, mas também Fiat, Chevrolet, Ford. Exposto no final de Avenida Eduard Ribeiro, bem próximo ao antigo prédio do Tribunal de Justiça, os carros atraíram a atenção dos visitants da feira, que faziam questão de posar ao lado dos veículos em perfeito estado de conservação.

Quem resolveu tomar o café da manha, domingo,  na Feira da Eduardo Ribeiro se surpreendeu ao observer o fluxo intenso de pessoas qe cercacam rapazes com camisetaa do Fusca Clube Manaus. No início, se aproximavam por curiosidade, mas uma olhada mais cuidadosa desvendava a relíquia que estava logo ao lado: dezenas de verdadeiras  joias raras do automobilismo. Fuscas das décadas de 60, 70, 80,  Kombi, Brasilia, Kaddete, Opala, Landau e até o cássico Kaman Ghia, o sonho de consumo de várias geraçoes nas décadas de 60 e 70.

— Nosso objetivo é apenas erxpor carros antigos e despertar o interesse do public, principalmente daqueles que, como nós, curtem esse tipo de coleçao e até se petrgunta como conseguimos mahter carros tao antigos em perfeito estado? – comenta o presidente do Fusca Clube, Ricardo Bossa.

Para aqueles que curtem a mesma paixão, o nome antigomobilismo começa a fazer parte do vocabuláruo dos que frequentam as costuneiras exposições do Fusca Clube de Manaus. Trata-se de um neologismo que traduz com amplitude e liberdade a preservação e a restauração de veículos antigos. O termo descreve uma atividade crescente que é a preocupação com a salvação de raridades, não importando a sua configuração.

De acordo com os organizadores do clube, a  prática do antigomobilismo “está nitidamente associada à atitude cultural de preservação da história. Seus adeptos vêem os veículos antigos não como um objeto único, mas como partes integrantes de um cenário sócio-econômico e tecnológico de uma época vivida pela sociedade”.

Seus seguidores – como mostra a página do Fusca Clube no Facebook –, adeptos são em número cada vez maior,  agindo sozinhos ou  em associados em clubes, como o de Manaus. Calcula-se que atualmente devam existir mais de 10 mil pessoas envolvidas com esta simpática e cultural atividade no Brasil, sendo que suas maiores concentrações estão nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

E por isso que a exposição do Fusca Clube fez tanto sucesso no domingo. Paralelo ao evento, o visitante também poderia levar um modelo para casa, pois uma banca de vendas de miniaturas de carros famosos e raros acompanha todas as exposições dos carros antigos. Ali você pode comprar até o Jaguar XKSS, pilotado  pelo ator Steve McQueen, astro dos filmes “Bulli” e “As 24 Horas de Le Mans”. Um prato cheio para quem coleciona miniaturas de carros.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes