BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Carregadores de mercadorias da Manaus Moderna serão cadastrados pela SSP-AM


A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) vai cadastrar os carregadores de mercadorias que atuam na região da Manaus Moderna, no Centro, zona sul da capital. Na manhã deste sábado (9/12), após denúncias de tráfico de drogas, roubos e furtos, uma operação foi realizada na área. Nove pessoas foram detidas para esclarecimentos, uma delas possuía um guia de recolhimento prisional em aberto.

De acordo com as denúncias feitas à SSP-AM, supostos carregadores do porto da Manaus Moderna estariam ameaçando e até extraviando mercadorias e pertences de clientes que não aceitam os valores cobrados pelo serviço. Houve denúncias, ainda, de furtos a veículos, pedestres e atos de baderna e prática de tráfico de drogas. Não houve prisões em flagrante. Das nove pessoas detidas para esclarecimentos, todas já tinham passagem pelo sistema prisional por crimes como homicídio, roubo a mão armada e tráfico de entorpecentes.

Além de intensificar o policiamento na região da orla do Centro, haverá um cadastro de quem trabalha carregando mercadorias no lugar, além de ações educativas para o combate às drogas e aconselhamento para tratamento de dependência química. Segundo o vice-governador e secretário de Segurança Pública, Bosco Saraiva, a expectativa é criar um banco de dados com o nome dos carregadores e estabelecer critérios para a atuação, como a definição de padronização de preços.

“Queremos manter uma base de dados cadastral organizada. Vamos tirar também de circulação aqueles que têm ficha aberta, com as polícias Civil e Militar atuando ostensivamente de forma que a gente possa devolver a calçada e a feira à população de Manaus”, disse o vice-governador.

Na próxima segunda-feira (11/12), a Secretaria Executiva-Adjunta de Operações (Seaop) e o Departamento de Prevenção às Drogas da SSP-AM devem se reunir para traçar o plano de atuação para a área. A expectativa é fortalecer a parte repressiva e preventiva na região da Manaus Moderna, Feira da Banana, Igreja dos Remédios e porto.

Conforme o delegado Divanilson Cavalcanti, coordenador do Departamento de Prevenção às Drogas, a Secretaria de Segurança vai contatar cooperativas, conselhos comunitários de segurança e instituições sociais para trabalhar na prevenção às drogas e à dependência química na Manaus Moderna.

“Tem muitas pessoas que utilizam a área para uso de entorpecentes e acabam praticando os delitos justamente para consumir drogas”, ponderou Cavalcanti.

Mário Adolfo Filho

Mário Adolfo Filho

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas. Com passagem por grandes jornais de Manaus, Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal de Manaus e Câmara dos Deputados.